sábado, 8 de fevereiro de 2014

Povo nas ruas em defesa do programa Mais Médicos, já!

Médicos, na visão dos cubanos. Devia ser assim aqui também.
 Está na hora do povo brasileiros dar um basta à campanha de destruição do programa Mais Médicos. A começar pelas pequenas comunidades, em manifestação de solidariedade e apoio aos profissionais, às manifestações de rua em defesa da saúde pública, e como forma de mostrar aos médicos do capital que medicina não é mercadoria.

O povo mandou recado das ruas por mais saúde pública, e o programa acabou saindo por força dessa pressão. A grande maioria dos brasileiros o apoia, deixando a oposição e o corporativismo médico da elite coxinha isolados. Pegou mal dizer que nem vai médico brasileiro ou nenhum para os lugares mais remotos porque o salário não compensa.

Os que atacam o Mais Médicos e apoiam a deserção são os mesmos que são contra a lei anti-escravagismo, como Ronaldo Caiado (DEM), o aumento do salário-mínimo acima da inflação, os direitos das empregadas, etc. O Bolsa-Família seria "uma fábrica de filhos e estimula que ninguém queira trabalhar", como dizem o senador Álvaro Dias (PSDB) e outros ilustres inimigos do povo necessitado. Enfim, os que durante 500 anos nada fizerem pelo povo e agora, demagogicamente, querem impor por meios jurídicos e burocráticos, que a parte mais pobre da população não tenha assistência médica.

 O filme do link abaixo mostra a sordidez da política norte-americana para desestruturar programas de medicina solidária com profissionais cubanos em todo o mundo e roubar profissionais preparados sem gastar nada com a formação. Nossos colonizados líderes da oposição e os coxinhas dão a maior força, ideologicamente e por reserva de mercado. Enquanto isso a desertora já arranjou um empreguinho na Associação Médica Brasileira, que dá sua mãozinha para os pobres morrerem à míngua. http://www.youtube.com/watch?v=0xvRtFiulOw

Vai lá, coxinha, vai! Eles se orgulham do trabalho.
Até as eleições em São Paulo entraram nesses ataques, já que o fracasso do programa implicaria em perdas para  a campanha do ex-Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo do estado.Acabar com a assistência a milhões de pessoas para garantir mais 4 anos de tucanos governando São Paulo é um preço que eles acham razoável.


Temos que lembrar que quando o programa abriu incrições mais de 12 mil médicos brasileiros sem caráter se alistaram no programa apenas para depois desistir, prejudicando o início do recrutamento dos estrangeiros. O boicote partiu para questões legais envolvendo o Revalida, exame de nivelamento que, na prática, barra os estrangeiros. Se fosse aplicado aos médicos nacionais teria possivelmente um resultado de reprovação como nos exames de ordem da OAB.

Sites criminosos forjam receitas médicas e inventam casos de "imperícia e imprudência", as "cubanadas", nome forjado pelo preconceito e pela xenofobia. Dizem que são "meio-médicos", e que cometem assassinatos com os seus erros. Médicos estrangeiros  são vaiados por profissionais brasileiros ao chegar ao Brasil. Talvez por algumas terem "cara de empregada", como num caso de racismo flagrado na internet.

Essas pessoas precisam ser respeitadas e apoiadas. Hoje há mais de 30 mil médicos cubanos em missões de solidariedade em diversos países do mundo. Na medicina preventiva são experts. Aprenderam a cuidar das pessoas sem entupi-las de remédios, exames caros e romarias por especialistas. Cuba não tem medicina privada, tudo é público. Apesar da falta de recursos, estão à frente na saúde pública, pesquisa, biotecnologia e outras áreas do conhecimento. Cuba mantém gratuitamente para povos de todo o mundo a Escola Latino-Americana de Medicina, onde muitos brasileiros estudaram e se formaram.

Não, eles não vieram pelo dinheiro. Há verdadeiros patriotas que sabem que parte do que ganham vai apoiar a saúde pública no seu país. Na Venezuela há11 mil profissionais trabalhando num acordo em troca de petróleo. Há poucos dias o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, enalteceu esse trabalho. Isso ressalta o ódio dos profissionais mercenários que infelizmente temos em minoria na classe médica, que estão conseguindo criar massa crítica na categoria para todo tipo de ação indecente contra os cubanos. Ética? Muita gente já não sabia o que era, agora pratica a falta dela. Existe vida além do lucro, mas por aqui parece que muitos já se esqueceram disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário