quinta-feira, 21 de agosto de 2014

GOLPE: "Conta de poupança Bradesco suspensa"

Regra básica para detetar golpe: BANCOS NÃO MANDAM E-MAILS. A orientação é da Federação Brasileira dos Bancos - FEBRABAN. Outra dica fundamental: se o "de" e "para" do e-mail forem o seu e-mail, golpe na certa.

Há duas grandes famílias de golpes por e-mails: as que pedem para você preencher um cadastro com seus dados, até senhas (que serão usados por criminosos) e os que te obrigam a um "clique aqui para ver mais coisas", que instala vírus que podem mandar seus dados para ladrões mexerem suas contas, etc.

Outra dica: jamais uma empresa que tem logomarca nas suas propagandas faria uma propaganda sem ela, como no caso botaram Bradesco em letras normais.

Mais uma: Falta de concordância no texto, erros crassos de pontuação, falta de sentido no corpo da mensagem, etc. Exemplos: "Sinto informa(r) ..." ou  "endereço solicitado (a)baixo".

O link indicado para "atualizar seus dados", apesar de ter o nome Bradesco, é uma máscara para o link http://tourbinhchauhococ.com/cache/mod_custom/df.phpm que é de um site que não tem nada a ver com o banco.

Se tiver clicado qualquer coisa, use um antivírus atualizado urgente. Se tiver passado dados como senhas, mude-as assim que a máquina for descontaminada. Segue o print do golpe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário