domingo, 3 de agosto de 2014

VIAGEM : Caldas Novas (GO) - a maior estância termal do mundo

Rio Quente - Rio Quente (GO)
No post anterior descrevemos Rio Quente, município vizinho a Caldas Novas, que circundam um platô que se destaca na região e é de onde saem as águas quentes. Antes de deixar o hotel aproveitamos para tomar um banho no Rio Quente. Fantástico um rio onde se pode numa pequena barragem tomar uma hidromassagem de água a uns 30 graus.

Saímos do hotel e pegamos a GO-507 rumo ao sul seguindo orientação do Google Earth para o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Seriam 17 km, mas no caminho, já na estrada de terra, havia uma passagem de gado numa porteira em barras de metal deformada a ponto de impedir nosso carro de passar. Retornamos, continuamos a GO-507 para o sul e contornamos o platô.

Paisagem próxima à Hidrelétrica de Corumbá
Já do outro lado, no sentido norte, vimos a indicação de uma estrada para a Hidrelétrica de Corumbá, da CHESF. Pegamos esse caminho exclusivo e ao final não conseguimos passar de um portão longe da barragem e do lago por falta de autorização para entrar. Voltamos os 20 km até a estrada principal e seguimos rumo norte para Caldas Novas. Antes de entrar na cidade havia outra entrada para o Parque Estadual, pelo outro lado do platô, e bem mais confortável, com pavimentação em asfalto. Ao chegar à entrada fomos informados que a cachoeira do Paredão e a Cascatinha, duas principais atrações, estavam sem água. Restava o mirante, que deveria ser caminhado a pé, mas o dia muito seco e quente nos fizeram mudar de idéia.
Caldas Novas (GO) - hotéis têm parques de piscinas termais

 Entramos na cidade, conseguimos um hotel com facilidade, equipado com piscinas termais, como quase todos os hotéis de Caldas Novas. Cerca de 1 milhão de pessoas passam pela cidade todo ano. Bastante organizada, com aparência de prosperidade, é uma cidade onde aparentemente tem de tudo. Principalmente hotéis e restaurantes.




Praia no Lago Corumbá
Além do Parque Estadual uma outra atração da cidade está no Lago Corumbá, que fica a uns 25 km do centro. No local praticamente não há opções para chegar à beira do lago que não a de se hospedar em um dos muitos resorts ou clubes. O lago está cerca de 4m abaixo do nível normal, uma bela paisagem. Na volta resolvemos entrar numa estrada para um restaurante que oferecia peixe. Na verdade, um pesque-e-pague com vários lagos, muitas famílias, pagode tocando e tilápia pescada na hora.

Pesque-e-pague junto ao Lago Corumbá
Passamos mais um tempo no hotel nas piscinas quentes, muito mais quentes que as de Rio Quente. Acredito que a mais quente na faixa dos 35 graus. Beirando o limite do suportável. Isso porque fomos à noite, e vi gente dizendo que de dia não dá para encarar, a não ser nas piscinas mais abaixo com temperaturas na faixa dos 28 graus.

Pôr-do-sol - Lago Corumbá
Empadão goiano
Feira do Luar - Caldas Novas
Outra atração da cidade no sábado e domingo é a Feira do Luar, no centro, próxima à Praça da Matriz e ao parque de diversões. Roupas, artesanato e muita comida da culinária goiana. Provei o pequi, fruto com gosto que lembra o cajá e mesmo a a seriguela. Comemos o curioso carimbó, uma espécie de cesto com purê de mandioca e complemento que vai da carne de sol ao camarão ou frango com queijo. Havia também galinhada, arroz de pequi, a famosa "jantinha", que vimos em toda parte sem saber o que era, mas trata-se de acompanhamentos para comer carnes (arroz, feijão, etc), empadão goiano, etc. .

Notamos que os preços são menores que os de Rio Quente, mas ainda altos em relação a Brasília, que é uma cidade cara. Impressionante como R$ 10 virou uma espécie de valor-padrão pedido para qualquer coisa de comidas. Outra coisa impressionante na região é a quantidade de famílias com filhos pequenos, recém-nascidos ou gestantes passeando. Deve estar havendo um "baby-boom" na região.


Igreja Matriz - Caldas Novas
 Moral da estória: depois de algumas ciladas em busca de alternativas a ficar tomando banho quente a conclusão é que praticamente não há outra escolha. Se é assim, então ao visitar a região o melhor seria ficar em Caldas Novas (tem até um setor hoteleiro) e visitar o Hot Park por um dia (das 9 às 17h) em Rio Quente e passar o resto do tempo de molho. É muito bom, relaxante e ótimo para descansar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário