sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MÍDIA BANDIDA 0068 : Espalhando a difamação no atacado e retratando no varejo

Site FCS publicou a matéria sem a retratação posterior
O site FCS - Folha do Centro Sul e o # Revolta Brasil publicaram nas sua edições de hoje as seguintes manchetes: "PETISTAS "COMEMORAM" A MORTE DE EDUARDO CAMPOS NO MATO GROSSO DO SUL, SEGUNDO EMPRESÁRIO", no FCS e "CANDIDATO DENUNCIA COMEMORAÇÃO DE PETISTAS SOBRE MORTE DE EDUARDO CAMPOS" no outro.

Na matéria do FCS postam uma imagem do perfil de Antônio João Hugo Rodrigues onde se oculta sua condição de candidato ao senado pelo PSC na coligação com o PSDB, possivelmente por motivos de legislação eleitoral. Já no #Revolta Brasil a informação é mais completa sobre a candidatura do "denunciante", publicam a reação dos assessores de Delcídio e a retratação do candidato Antônio Rodrigues, o que é o procedimento correto

Os sites, evidentemente, deves ter  leitorados diferentes do de Antônio Rodrigues, e o que divulgam atinge possivelmente a pessoas diferentes das que acompanham o perfil dele. Além do mais diversos outros sites usaram o FCS como fonte para tal "denúncia". Sem a consideração posterior da retratação referida à matéria anterior fica a impressão do uso partidário do assunto para fins políticos.

Retratação parcial publicada no perfil do candidato
Site publicou matéria e retratação
Eis que o candidato deve ter sido intimado por alguém da parte do senador Delcídio e publicou uma retratação parcial no seu perfil para fugir a possível processo por difamação. Pesquisei na internet e não a vi divulgada pelo FCS. Ou seja, a difamação foi espalhada ao vento, enquanto a retratação foi pontualmente publicada.

É esse tipo de procedimento, muito comum na mídia, que destrói reputações e resulta em impunidade, porque a fonte original do crime se retrata e os que divulgam não fazem repercutir as retratações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário