terça-feira, 5 de abril de 2011

Medalha para Dilma, novela sobre ditadura, etc.

A presidente e ex-combatente contra a ditadura Dilma Roussef recebeu hoje a insígnia de Grã-Mestra da Ordem do Mérito da Defesa e também a Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Aeronáutico. Dilma destacou que pela primeira vez a insígnia Grã-Mestra foi entregue a uma mulher. Após a cerimônia, a presidenta participou da apresentação de novos generais oficiais. Os representantes da três Forças, Exército, Marinha e Aeronáutica, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, estiveram ao lado de Dilma durante as cerimônias. (fonte: Estado de Minas on l. No discurso, Dilma afirmou que as forças armadas têm seguido o caminho constitucional, e que vai lutar por recursos para o seu reaparelhamento.


Coibir a comemoração do golpe de 1964 no seio das forças armadas, impedindo discursos de apologia da quebra da democracia, não diz muito sobre o que ainda é necessário para fechar as feridas deixadas pelo regime militar. É preciso implantar o Plano Nacional de Direitos Humanos III, em especial a Comissão da Verdade, para recompor a história e prevenir que nunca mais se cometam crimes como os ocorridos.

Hoje estréia no SBT, às 22:15h, a novela Amor e Revolução, que promete mostrar a dureza do regime, inclusive os métodos de tortura e toda a truculência dos militares no processo. A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, acha importante trazer o tema à tona facilita a defesa da busca pelos fatos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário