quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jogo do Bicho : Por que não legalizar?

Notícia de hoje : Polícia cumpre mandados de prisão para prender 25 contraventores do jogo do bicho no Rio e um em Pernambuco. Qual a novidade nisso? Desde criança, andando pelas ruas do Grajaú, Andaraí e Vila Isabel (onde foi criado o jogo pelo Barão de Drumond, para gerar fundos para o antigo zoológico), era cena comum ver apontadores do jogo operando às vezes abertamente, ora escondidos dentro de casas (as "fortalezas" do bicho), carros da polícia parando, abordando e indo embora (o tal do "arrego") e resultados do jogo colocados em buracos de árvores, de muros, etc. Era ilegal mas acontecia normalmente. Quando a polícia perseguia diziam que era delegado novo chegando, querendo estabelecer o preço da propina através do encarecimento do serviço.

Andando pelo nordeste por mais de duas décadas, fica a sensação que o jogo lá é liberado. Em Fortaleza, por exemplo, há até sede do jogo, funcionários com carteira assinada, todo mundo sabe onde é, prédio bonito, e o máximo que se sabe é que há acordo entre as autoridades e os bicheiros para que doem recursos à filantropia em troca da paz para exercerem livremente o negócio. Existem loterias até com cartazes com os bichos, o nome do conglomerado de bicheiros e maquininhas eletrônicas. Por que então no Rio a coisa é diferente? Porque lava-se dinheiro muito mais graúdo? Porque tem empresas de alta tecnologia por trás das maquininhas de jogo instantâneo? Porque pode haver associação com o tráfico de drogas e de armas?

Joga-se no Brasil em qualquer coisa, com o patrocínio do Estado. O leque de oportunidades das loterias federais e estaduais é imenso, fora os empreendimentos privados. Até para a corrida de cavalos deram um jeitinho (promover a criação de cavalos nacional). Existe até loteria com a cara do jogo do bicho, dentro da legalidade. Por que então não se acaba com essa hipocrisia e se assume o tradicional jogo do bicho como um valor cultural e se dá a roupagem de legalidade, com contabilidade, impostos, encargos sociais, tudo direitinho? Isso acabaria com uma boa fonte de corrupção de autoridades, tornaria o jogo mais transparente e formalizaria milhares de empregos. No Rio, onde é mais tradicional e os bicheiros habitualmente patrocinam escolas de samba, a exemplo da Loteria Esportiva, parte da arrecadação poderia servir para incentivar essa atividade cultural. E mesmo, como na origem, o Jardim Zoológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário