terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PIB fica estável. Na Globo, estagnado!

Ainda bem que a equipe econômica vez por outra consegue escapar dos "conselhos" da mídia dos banqueiros. No início do ano tudo que a unanimidade midiática e dos partidos de direita bradavam era que teríamos inflação se não fosse baixado o ritmo da economia. O Banco Central foi na onda e aumentou as taxas de juros. Os banqueiros e especuladores adoraram. Outras medidas foram tomadas diante da turba ensandecida que chegou a dizer que o Real estaria perto do fim, e que a inflação voltaria com tudo. Num certo momento, contra tudo e contra todos, o BACEN resolveu baixar os juros. O "mercado" (bancos e especuladores cartelizados) chiou. Analistas globais usaram de todos os adjetivos para caracterizar o governo como irresponsável. O fato é que as taxas de juro baixaram, a inflação baixou, e agora o governo quer incentivar o consumo novamente.

Com tudo isso, o PIB do terceiro trimestre nem subiu, nem caiu. Ficou em 0%. Isso significa estabilidade, já que a economia deve voltar a crescer com a injeção do 13° salário em novembro e dezembro, e no primeiro trimestre de 2012 haverá o impacto de bilhões do reajuste do salário mínimo bem acima da inflação. Para a Globo, o PIB estagnou. Igualzinho ao dos Estados Unidos e da Europa. Hoje na Globonews, no programa Estúdio I, a comentarista de economia disse que o PIB estava estagnado, seguindo a linguagem de todas as organizações Globo. O moderador até questionou se o termo não seria muito forte. Ela insistiu que PIB que não sobe é estagnação.

Estagnação é nível de emprego recorde por vários meses? É saldo em balança comercial crescente? É classe média viajando como nunca para o exterior? É investimento inédito em hidrelétricas, portos, pré-sal, habitação, segurança, estradas? É cada data comemorativa com vendas superiores aos dos anos anteriores? É pagar mais do dobro do índice de inflação de reajuste ao salário mínimo?

Não dá para crer na mídia. Propositalmente desejam que o país vá para o buraco com a única e medíocre intenção de detonar o governo. Usam do seu poder de formação de opinião para manipular dados a favor das teses que defende, sempre neoliberais, no sentido do corte do gasto público e redução de impostos, pouco se importando com o social. Querem trazer para cá o modelo de arrocho que está sendo aplicado cruelmente na Grécia e na Itália, como forma de enxugar o estado e deixar o povo à míngua. Estagnada está a ética na Globo. Besta é quem vai na onda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário