sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Maratona Báltico 2013 - 018 : Museu Hermitage, em São Petersburgo

Matisse
O Museu Hermitage é gigantesco, com 3 milhões de peças num prédio comparável ao Louvre ou ao Palácio de Versalhes, na França. Fica às margens do Rio Neva e era o Palácio de Inverno dos tzares russos, até que na revolução em 1917 os bolcheviques liderados por Lênin o invadissem e botassem abaixo o regime, começando a era  dita socialista. Foi na direção desse belíssimo prédio que o navio de guerra Aurora disparou o primeiro tiro da revolução. Felizmente o prédio teve muito melhor sorte que a dinastia dos Romanov na era dita comunista.

O ingresso de adulto custa 400 rublos e pode ser comprado em máquinas de venda na tranqulidade ou na bilheteria encarando filas. Para tirar fotos é cobrada uma taxa de 200 rublos. Respectivamente, uns 36 reais ou 18 reais. Se for para visitar a sala do tesouro em diamantes são mais 400 rublos. A de ouro, outros 400 rublos.

As excursões normalmente dedicam um dia da programação ao museu, o que seria pouco diante de tamanho acervo. Sabendo que boa parte dos turistas chega de navio e normalmente fazem as excursões guiadas pela manhã até por volta de 13h, entramos nessa hora no museu e foi muito tranquilo. Fechando às 18h, teríamos 5 horas inteiras, o que no museu mais vazio é perfeitamente viável.

Leonardo da Vinci
No térreo as exposições são sobre civilizações antigas, com pouca informação sobre a história das peças e muita coisa em russo apenas. No segundo andar e numa parte do terceiro fica o filé do museu, com alas dedicadas à arte em diversos países e da própria Rússia.

As quantidades impressionam. Enquanto tem museus com um Matisse, um Van Gogh, no Hermitage há salas e salas repletas de obras desses artistas. É nessa hora que se distingue a informação de uma foto de reprodução e a tela original, com os traços do pincel, o relevo das tintas, os matizes de cores aplicados minuciosamente para as imagens.

Num setor dedicado às artes decorativas há mobiliários organizados por diversas épocas e estilos, muito interessante. Pouco conteúdo de informação histórica. Nas lojinhas há livros sobre o museu e a cidade por 250 rublos (uns R$ 22). Em português. Mais baratos que nas livrarias da cidade.

Catarina, a grande
Picasso
Terminamos a visita com o museu fechando e a satisfação do dever cumprido, pois é muito chato depois encontrar alguém que foi a São Petersburgo e a única coisa que viu foi o Hermitage e ela te dizer "perdeu".















Van Gogh

Sala do trono

Fachada sul do Hermitage


Nenhum comentário:

Postar um comentário