sábado, 21 de setembro de 2013

YOUTROUXA 0048 : Globo lança campanha "Atriz Desesperança" de luto por sua derrota

Foto ampliada com a versão sem máscaras, mostrando os verdadeiros atores indignados
Para muitos atores e atrizes trabalhar na Globo pode ser o topo da carreira e remuneração, daí zelar pelos seus empregos na emissora criar vínculos muito fortes. Torna-se irresistível, portanto, negar ao patrão participar de uma peça de propaganda onde suas imagens são associadas à intenção político-partidária da empresa para qualquer finalidade.

Casos como o da funcionária da Globo Regina Duarte, com o seu " eu tenho medo" usado para atacar a campanha eleitoral de Lula, criaram marcas indeléveis sobre a imagem da atriz, até então a "Namoradinha do Brasil". E os do "Cansei", aquela campanha de riquinhos que queria derrubar Lula porque não tinham aeroportos? E o desastroso vídeo de globais contra Belo Monte, que também arranhou a credibilidade de outros?

Muitos atores saíram da Globo ao longo da história porque não aceitaram ser usados para os interesses dos Marinho. Outros explicitaram suas opiniões contra a ditadura, como as atrizes Tônia Carrero, Odete Lara, Eva Tudor, Eva Wilma e Norma Bengell, e ganharam respeito porque estavam de acordo com uma visão progressista. O uso da imagem para interesses dos ricos, dos opressores, dos manipuladores, tem um preço caro porque o público em geral se deixa enganar num primeiro momento, depois percebe a manipulação e passa a rejeitar a idéia e as pessoas que a defenderam.

No caso do STF a Globo e a direita perderam o "timing". A transmissão ao vivo, com comentários parciais pela Globo, sempre contra haver recursos, coisa normal em todo o judiciário, tentaram criar massa crítica e ódio aos "mensaleiros" e contra o PT. Joaquim Barbosa e Roberto Gurgel desprezaram o direito confiando no linchamento e fizeram um show de autoritarismo. A Globo aproveitou para crucificar o ministro Lewandodsky, que firmemente defendeu o que estava nos autos e acusou a falta de provas. A idéia da direita era antes do Natal de 2012 mostrar na TV José Dirceu, Genoíno e outros algemados num camburão.

Não deu certo. Tentaram passar por cima até do direito à liberdade até a publicação do acórdão da sentença. Barbosa perdeu nessa manobra. Aí o processo avançou, com direito à apresentação de embargos. Nesse meio tempo, pela internet, apareceram com mais clareza as nuances da armação. Joaquim, Gilmar e outros tiveram suas vidas expostas. Novos ministros tomaram posse. Roberto Gurgel saiu da PGR. E a manobra do "tsunami cívico" da Globo para derrubar Dilma deu errado, fortaleceu a presidente e pegou mal para a mídia golpista. Por fim, a Globo foi condenada por sonegação do Imposto de Renda e o judiciário recuperou sua dignidade permitindo o direito à defesa via embargos infringentes.

É nesse clima que as atrizes na foto de terror se expõem. Triste para os seus fãs, para suas imagens. Para o patrão Globo são apenas peças descartáveis, que podem ser usadas para qualquer fim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário