sábado, 14 de setembro de 2013

Obama : Prêmio Nobel da Paz deveria ser revisto

Nobel Peace Center - Oslo - Noruega
A Noruega é o país mais rico do mundo com melhor distribuição de renda e mais alto IDH. Não faz parte da Comunidade Européia, tem moeda própria e petróleo. Não tem intriga com nenhum vizinho, mas pertence à OTAN. Seu Parlamento indica o Comitê Nobel, que seleciona anualmente o prêmio da categoria Paz (os demais são escolhidos na Suécia). Precisavam fazer média com Barack Obama dando-lhe um Nobel da Paz com poucos dias de governo aparentemente por motivos que vão do equívoco à bajulação?

Na exposição permanente do Nobel Peace Center, em Oslo, há uma sala com mídias mostrando todos os laureados com o Nobel da Paz. Noutra, com maiores detalhes, há os premiados com suas justificativas. O que levou o Comitê a dar o prêmio precipitado a Obama? Está lá na plaquinha, e pelo escrito o prêmio foi para que o advogado de direitos humanos Barack Obama, eleito presidente à época da escolha, reforçasse o multiculturalismo (primeiro presidente negro) e seguisse com coerência sua carreira á frente da mais poderosa nação militar do mundo:

Nobel da Paz em 2009 : "I have a gun"
Nobel da Paz em 1964 : "I have a dream"
"Obama tem a visão de um mundo sem armas nucleares e foco na colaboração multilateral. Promoveu o diálogo e negociação como instrumentos para resolver conflitos internacionais"

Parece que não agradaram, e uma outra idéia está estampada no mural:

"Reações ao prêmio : Críticos da seleção de Obama questionaram a concessão, pela qual o Comitê Nobel focou nas suas intenções mais que nas suas realizações. O chefe do comitê Thortgen Jagland respondeu referindo-se ao desejo de Nobel e que o prêmio deveria ir para aqueles que fizeram algo pela fraternidade internacional e cooperação no ano precedente. Martti Ahtisaari, Prêmio Nobel de 2008, disse acreditar que o Comitê Nobel queria encorajar Obama nos assuntos da sua agenda internacional. A resposta do próprio Obama foi: "Eu irei aceitar esse prêmio como um chamado para a ação".

Se o Comitê Nobel acertou em 1964 premiando o afrodescendente norte-americano Marthin Luther King pelo seu destaque na luta por direitos civis, que resultou no fim do apartheid nos EUA (e por extensão em permitir que Obama no futuro se elegesse) e teve como preço sua própria vida em 1967, com Obama pisaram na bola. O prêmio para Obama estava mais ligado a um outro desejo de Nobel, aquele de inventar a dinamite para explodir coisas.

Do prêmio para cá o "pacífico" Obama desprezou a soberania de países, mandou assassinar lideraças políticas, bisbilhotou pessoas, governos e empresas pela internet, apoiou  a guerra civil na Líbia, a desintegração do Egito em uma potencial nova guerra fratricida, o expansionismo de Israel, manteve a tensão com o Irã e agora prepara seus bombardeios para detonar Damasco e o que resta da Síria.

Será que cabe recurso ao Comitê Nobel para cassar um prêmio equivocadamente concedido?





Nenhum comentário:

Postar um comentário