segunda-feira, 9 de setembro de 2013

YOUTROUXA 0046 : "Chico Buarque Black Bloc"

Estão repassando fotos de Caetanod Veloso, Marcelo D2 e Chico Buarque com máscaras como as do grupo Black Bloc, que está aparecendo na mídia como 'combatente da ordem corrupta" em ações violentas de enfrentamento contra as forças do estado e contra o patrimônio público e privado, que aqui e ali se "justifica" por algum simbolismo.

Chico Buarque não fez a foto em apoio, como fizeram Caetano e D2. Essa foto é antiga e a máscara é para o frio. Como Chico tem uma reputação de luta de esquerda, associá-lo ao grupo dito anarquista é encher a bola dos caras. E tem gente fazendo isso com a foto ao lado.

Enquanto isso, no exterior, no dia da independência o que passou nas TVs foi a pancadaria e depredações de mascarados no Brasil, passando ao mundo a imagem de convulsão social. Estava em São Petersburgo tomando o café da manhã no hotel no domingo (dia 8) quando passaram essas imagens da Euronews na TV com narração em russo. A recepcionista, que sabíamos que éramos brasileiros, veio perguntar se o Brasil estava em guerra. Quem vê as imagens, pensa isso.

E muita gente boa assinando em baixo isso, enfraquecendo a imagem do país que é reconhecido nos últimos 10 anos por ações de inclusão social, combate à miséria e que passou ao largo da crise.

Não creio que precisemos depender de fascistas fardados ou mascarados para fazer nossas obrigações enquanto povo nas transformações necessárias da sociedade. Mais uma vez a passividade da cidadania


confere representação a quem aparentemente contesta o poder e pode golpeá-lo. Qual é mesmo a do Black Bloc?  Qual o programa? Propostas? O que farão  na hipótese de derrubar o governo?
Não assino cheque em branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário