sábado, 6 de agosto de 2011

EUA : Rebaixamento e sofrimento

O que é que os americanos agora têm em comum com os vascaínos, botafoguenses, tricolores, corintianos, gremistas e atleticanos? Todos já conheceram o rebaixamento, alguma vez na vida.


Primeiro foi a agência de avaliação de risco chinesa, que rebaixou o grau de crédito da economia americana. Ninguém deu bola, porque a China é uma das principais patrocinadoras do déficit americano, pode estar forçando a barra para cobrar mais juros, etc. Agora foi a Standard & Poor's, que tem mais credibilidade no ocidente, que rebaixou a nota da dívida americana do topo da credibilidade, AAA, para AA+, que ainda é muito, mas é menos. Sairam da primeira divisão do capitalismo. Assim como os torcedores do América, os americanos dos EUA agora começam a saber o que é sofrimento.

De nada adiantou Obama ter uma camisa do Mengão e não usar. Não adiantou nada. Seu país acabou indo para a segundona. Uma sugestão ao povo de Tio Sam: fazer que nem o River Plate, que nunca tinha conhecido a segunda divisão, e para que não fique na sua história, em nenhum registro, a sua tradicional camisa em fotos do campeonato da segundona, tiraram a listra vermelha do uniforme e passaram a usar a preta em luto até o dia que voltarem à principal divisão. Coincidentemente, se fizerem isso com a bandeira dos Estados Unidos, ela ficará igualzinha à do Botafogo, só que com 50 estrelas... Alguém com dotes artísticos, por favor, monte essa imagem e me mande para ilustrar a idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário