quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

EUA : Congresso quer limitar a liberdade na internet

A pretexto de combater a pirataria na internet, o Congresso norte-americano votará em poucos dias um projeto de lei que permitirá a intervenção governamental em sites na internet. Na Câmara, o projeto tem a sigla SOPA (Stop Online Piracy Act), enquanto no Senado é conhecido como PIPA (Protect IP Act).

Em todo o mundo há sites protestando e pedindo que os congressistas votem contra essa lei, inclusive pesos-pesados como o Google e o Wikipedia. Essa lei seria o início do fim da liberdade na internet, com o patrulhamento e possibilidade de perseguição pelo governo norte-americano, além de inspirar outros governos a fazer o mesmo. Este blog também protesta contra mais esse ato de opressão à liberdade de expressão.

O governo Obama é contra a tal lei, por considerar que poderia prejudicar negócios legítimos e cercear o direito à expressão. Assim sendo, fica para as bancadas de direita a censura. No Brasil, nossas mídias de grande porte não são nem contra, nem a favor, muito pelo contrário, porque se de um lado são contra a regulamentação dos cartéis de comunicações, por outro não fariam muita objeção em censurar as mídias alternativas que vêm lhes tirando clientela.

2 comentários:

  1. A "Aldeia Global" prevista pelo estudioso Marshall McLuhan, mais conhecida popularmente como "Globalização" é sem dúvida o maior fenômeno interativo de comunicação de massa após a criação da televisão, onde filamentos eletromagnéticos se agrupam na formação da imagem, em sua tecnologia inicial.
    É semelhante ao efeito da explosão de uma granada, não se tem mais como reunir seus fragmentos, e neste caso em particular inibir os desdobramentos de divulgação de informações.
    Qualquer governo poderá estabelecer e criar de forma democrática ou ditatorial um mecanismo de inibição da interatividade, que só terá efeito prático em seu primeiro momento, eles criarão um mecanismo e outros tantos criarão novas alternativas no dia seguinte, num processo ininterrupto de troca de dados.
    A única coisa que o governo americano vai fazer é passar atestado de burrice tecnológica e a cada dia ficar mais decadente.
    Olha que eu até acho o Obama um cara simpático, mas com certeza muito inocente e ingênuo nessa matéria, se permitir que essa proposta vingue em seu congresso, estará permitindo a aceleração de sua não reeleição.

    ResponderExcluir