terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fortaleza : Greve da PM, intransigência e oportunismos

O direito de greve é sagrado para os trabalhadores, sejam eles de que categoria forem. Até para os policiais, que habitualmente são chamados a reprimir outros trabalhadores em greve. Até da polícia civil, como já vimos em vários estados. Ou de bombeiros, como no Rio, num movimento onde a população os apoiou contra a intransigência do governo de Sérgio Cabral.

Houve época no Ceará que a PM ganhava menos de um salário mínimo, não me lembro em qual dos "governos das mudanças" da dinastia Tasso / Ciro. Noutra greve houve tiroteio e atingiram até um comandante da polícia. A relação entre polícia e governo sempre foi tensa pela questão salarial. Agora, explodiu.

O governo, na arrogância tradicional ao negociar com seus trabalhadores, sejam eles professores (que deveriam trabalhar por amor, e não por dinheiro, segundo Cid Gomes), da saúde (que são que nem sal, brancos e custam barato em qualquer lugar, segundo o ex-governador Ciro Gomes), não compreendeu o que poderia acontecer se essa greve eclodisse, e menosprezou o movimento, sem fazer propostas nem se precaver com um plano alternativo.

No plano político, Cid Gomes tem como aliados o PT, destacando-se a parceria com a prefeita Luizianne, o PSB, o PC do B e outros partidos afinados com a base aliada de Dilma. Apesar de ter sido criado no celeiro do PSDB, conseguiu desagradar ao neo-coronel Tasso por omissão nas eleições passadas, cruzando os braços no apoio ao mentor e permitindo que fosse derrotado ao senado pelo petista José Pimentel. Também desagradou ao coronelismo tradicional do ex-governador Lúcio Alcântara. E na "base aliada" conta com a oposição de algumas correntes do PT. Isso fora as forças mais à esquerda, como o PSOL e o PSTU. Cid Gomes, assim como Luizianne, consegue desagradar à direita e à esquerda, e ainda os de casa. Mas têm o poder na mão, e o fisiologismo consegue muita coisa.

Acabei de ver uma tal "nota oficial" em nome do "povo cearense" convocando as pessoas para um ato no Palácio da Abolição no dia 5/1 às 10 h fazerem um protesto pedindo a destituição de Cid Gomes e da prefeita Luizianne. Dão um prazo de 48 horas para acabarem com a greve, em termos duros. Uma convocação também está sendo feita nas redes sociais, no mesmo sentido. Aí bate a pulga atrás da orelha: quem está convocando isso, considerando que Cid e Luizianne são que nem personagens de Agatha Christie, com inimigos tão diversos, daqueles que se aparecerem mortos a lista de suspeitos seria enorme? Cheguei a divulgar essa iniciativa no blog como importante para pressionar o governo, mas agora que vi a nota passo a desconfiar muito das intenções dos que se escondem por trás dela.

Deduzo ser coisa da galera do atraso, tirando uma casquinha do movimento. A esquerda, quando se manifesta, apoia as reivindicações e se coloca ao lado dos que lutam, como na nota da Conlutas que reproduzimos abaixo. A direita, oportunista, tenta canalizar o ódio para opiniões como as que vimos em algumas redes sociais, tipo "tem que matar todos os bandidos" e outras que a emoção do momento permitem potencializar. Os caras se acham "povo cearense", mas por trás dessa covardia de se negarem a subscrever nominalmente ou institucionalmente pode haver inimigos históricos do povo cearense. Muito cuidado com essas lideranças enrustidas. Pode haver dedos demo-tucanos nisso. Eu só iria num troço desses convocado claramente por quem tem condições políticas para se expor e exigir uma solução decente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota da CSP - Conlutas

TODO APOIO À GREVE DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO CEARÁ

Os policiais e bombeiros militares do Ceará estão em greve. Entraram em greve depois de tentarem por meses, discutir a pauta de reivindicações de sua campanha salarial com o governo do estado, sem sucesso. O Governo Cid Gomes, sustentado pelo PSB/PT/PCdoB, está tratando as reivindicações dos policiais e bombeiros com a mesma intransigência que caracterizou sua atitude em relação às demais categorias do funcionalismo que levaram ao governo suas demandas. Mais uma vez estes governos, ditos populares, mostram que tem pouca ou nenhuma diferença dos governos do PSDB e da oligarquia Jereissati.

É essa enrolação e intransigência de um governo que levou a que a greve ocorresse neste momento. Foi a única alternativa que restou aos policiais e bombeiros frente a um governo que usa recursos públicos para encher os cofres das grandes empreiteiras, e depois diz não ter recursos para investir no serviço público e para valorizar o funcionalismo. E a primeira reação do governo, de reprimir o movimento repetindo o que já havia feito contra os professores e outros setores do funcionalismo, não resolve, só agrava o problema. É do governo, portanto, a responsabilidade que a grande imprensa quer cobrar dos policiais e bombeiros.

É neste sentido que a CSP-Conlutas vem manifestar seu apoio e solidariedade â greve dos policiais e bombeiros militares do Ceará. Ao mesmo tempo cobramos do governo do estado que negocie e atenda as reivindicações dos grevistas, bem como dos demais setores do funcionalismo publico. E repudiamos qualquer tentativa de repressão e retaliação aos grevistas e manifestantes.

E conclamamos os trabalhadores do Ceará a apoiarem a luta dos bombeiros e policiais militares. Chamamos a que as entidades sindicais e democráticas se manifestem, exigindo do governo o atendimento das reivindicações dos grevistas, o aumento do investimento nos serviços públicos e na valorização do funcionalismo.

A CSP-Conlutas representa varias categorias de trabalhadores, aqui mesmo no Ceará, que já foram reprimidos pela Policia Militar quando fizeram greve para defender suas reivindicações. Portanto, ao mesmo tempo em que apoiamos incondicionalmente a greve dos policiais militares, queremos chamar os soldados a refletirem sobre o papel que o estado e os governos os obriga a cumprir, de repressores de outros trabalhadores quando estes lutam por seus direitos. E que busquemos formas de mudar esta situação. Os trabalhadores e pobres precisam se unir contra a exploração e a violência que esta sociedade nos impõe.

- todo apoio à greve dos policiais e bombeiros militares do Ceará! Pelo imediato atendimento de suas reivindicações!

- nenhuma repressão ou retaliação contra os grevistas e manifestantes!

- pelo direito de organização sindical e de greve, para policiais militares e bombeiros!

Conclamamos todas as organizações sindicais de trabalhadores a somarem-se a este apoio.


São Paulo, 3 de Janeiro de 2012

Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas

Um comentário:

  1. O socialismo arretado esse do Cid e de sua turma do PSB. Quanto respeito ao funcionalismo. Quanto esmero à segurança pública. Deve ser o socialismo do século XXI em estado puro. Que homens, que vanguarda essa aliança do PT-PSB no Ceará! É, sem dúvida, um ensaio da revolução, como diria Lenin.
    Ramon

    ResponderExcluir