sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Italia : Comandante Catzo para primeiro-ministro!

As televisões fizeram algumas gracinhas comparando o afundamento do navio de passageiros Costa Concordia com a própria Itália, afundando em crise. Encheram a bola do Comandante da Capitania dos Portos de Livorno, Gregorio de Falco, que esculachou o capitão do navio, Francesco Schetino, por ter sido o primeiro a sair em meio ao naufrágio, em especial a dura que deu com a frase "Vada a bordo, catzo (ou cazzo)", que já virou até camiseta de moda por lá.

O cara virou herói, por ter cobrado do capitão uma postura digna de alguém que entregou o navio à sorte e os passageiros à morte. Algo que o governo italiano não fez recentemente. Com a Itália chantageada por agências de risco e banqueiros, tudo que os políticos fizeram foi fugir do barco e entregar o país a um primeiro-ministro que é interventor dos ricos, sem se preocupar com as consequências para os pobres.

Imagino a colônia italiana no Brasil vendo na TV "catzo" prá cá, "cazzo" prá lá, enquanto nosso povo ouvia as traduções sem incluir a palavrinha no final. "Vada a bordo, catzo" significa, em bom português, "vai a bordo, caralho!". Isso vai bombar na internet e nas ruas. Por que não lançam o Comandante Gregório, ou Comandante Catzo, candidato a alguma coisa na Itália? Pode ser que ele cobre uma postura digna de quem abandonou o barco por lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário