quinta-feira, 15 de março de 2012

Caos aéreo : Vêm aí mais overbooking e passagens mais caras...

Faz tempo que não viajo num avião com assentos vazios. O normal é andar lotado, mas os trechos que frequento não servem de amostra para o universo de vôos do país. O fato é que aumentou muito a quantidade de pessoas que usam transporte aéreo, e as empresas não aumentaram tanto assim a oferta.

No auge do caos aéreo, onde até um bando de riquinhos safados tentou derrubar o governo com uma campanha elitista, era comum a prática do "overbooking", ou seja, a empresa aérea aceitava mais gente para os vôos que cabia nos aviões, contando com alguma desistência. Uma certa empresa aérea se notabilizava por isso, e contribuía enormemente para os atrasos nos aeroportos, e a culpa caía no governo. Quando o governo percebeu a malandragem e deu em cima, a prática parou.

Agora a Gol e a TAM, que dominam ampla fatia do mercado, resolveram pisar no freio na expansão de oferta. A Gol já enxugou pessoal de terra (aeroviários) e oferece planos de férias temporárias aos pilotos, para não demiti-los. A idéia é manter a oferta limitada enquanto a demanda cresce, e com isso lotar os aviões e pressionar pelo aumento de preços. Se isso não é criminoso, pelo menos ético não é. Mercado oligopolizado dá margem a essas práticas abusivas contra o consumidor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário