quinta-feira, 1 de março de 2012

Viagem : Do Rio a Salto Angel (Venezuela)

Meu amigo Marcelo mandou seu relato e fotos da viagem ao Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, onde fica o Salto Angel, o maior do mundo, com 979 m de altura. Aqui vai a sua aventura:

 "Saindo do Rio voamos até Caracas via São Paulo (7 horas de vôo no total). Como os vôos para Caracas são sempre pela manhã, acabamos chegando à cidade por volta das 16h e fomos obrigados a dormir lá pois o vôo para Puerto Ordaz só sairia no dia seguinte às 6:00h . Não há nada de bom nisso. Caracas é um lixo de cidade cercada de favelas por todos os lados. Muito pior que o Rio de Janeiro e com favelas infinitamente maiores. A sensação de insegurança é tanta que nem saímos do hotel em que pernoitamos.
               
No dia seguinte pegamos o vôo para Puerto Ordaz às 6:00 da manhã (tivemos que acordar às 3:30). O voo da Conviasa leva uns 50 minutos e é bom para os parâmetros venezuelanos. Em Puerto Ordaz pegamos um outro vôo para o Parque Nacional de Canaima, que fica mais ou menos na fronteira entre a Venezuela, Guiana e Brasil (fica a 225 Km de Boa vista).

O Parque Nacional de Canaima é uma reserva indígena (de índios capitalistas e que falam espanhol quando lhes interessa). A partir da Lagoa de Canaima (que é muito bonita por sinal) embarcamos em uma canoa indígena a motor e navegamos pelo Rio Orinoco e depois por vários afluentes. O passeio de canoa pelos rios leva 4 horas sofridas e com muito cagaço porque o rio é cheio de corredeiras e a canoa quase vira. Depois dormir lá no meio do mato e em redes é uma coisa sofrível. Não se dorme em nenhum momento pois é muito desconfortável, sem falar que faz um frio animal. O jantar é preparado por índios e é bem gostoso, apesar da aparente falta de higiene.

Apesar de tudo isso, vale a pena. A sensação que se tem ao chegar ao Salto Angel é como a de estar entrando no Jurassic Park. E a cachoeira é bem imponente, muito legal, a maior queda d’água do mundo. No dia seguinte da noite virada na rede, acordamos às 4:30h e caminhamos pelo meio da selva rumo ao Poço do Salto Angel (onde cai a água da cachoeira). É uma subida bem pesada e leva 1 hora e meia de caminhada). Primeiro passamos pelo Mirante de onde tiramos as melhores fotos de Salto Angel e depois continuamos a caminhada até o poço onde se pode nadar (uma água muito gelada, mas como depois da caminhada você está morto, é bem refrescante).





                Depois disso caminha-se tudo de volta e toma-se a canoa de volta (2 horas e meia, a volta é mais rápida porque a correnteza é a favor) até a entrada do Parque Nacional, onde estão as pousadas. Dorme-se uma outra noite em Canaima, desta vez em uma boa pousada (que lá eles chamam de “Campamento”, mas que não tem nada de acampamento, sendo inclusive algumas bem luxuosas) e no dia seguinte pega-se o voo de volta a Caracas, São Paulo e Rio. 
                
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário