quarta-feira, 14 de março de 2012

SUS tem coisas que nem no Canadá tem

A idéia de universalização da saúde que veio com o SUS só não apresentou resultados retumbantes porque nunca há dinheiro para isso. E porque se a saúde pública prestasse, enfraqueceria o poderoso mercado de clínicas particulares e convênios, que movimenta bem mais dinheiro que os R$ 80 bi do orçamento da união. Mesmo assim, o SUS tem suas virtudes.

Lendo na Isto É uma matéria sobre a atriz brasileira Louise Wishermann, que foi Paquita no programa da Xuxa e morava no Canadá, onde pede socorro às autoridades brasileiras para ter acesso ao seu filho que ficou com o pai, há uma passagem interessante: vítima de esclerose múltipla, teve que voltar ao Brasil porque aqui o tratamento pelo SUS é gratuito, e lá custa caro.

O sistema de saúde pública do Canadá, até há pouco tempo, era um modelo. Atendia até os imigrantes recente. Os americanos diziam que era coisa de comunista, porque tudo era de graça e de excelente qualidade. Pelo visto, andaram privatizando coisas por lá. Ou cortando gastos públicos. Ou tudo junto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário