quinta-feira, 29 de março de 2012

CUT faz plebiscito sobre manutenção do imposto sindical

A CUT - Central Única dos Trabalhadores, está promovendo um plebiscito a partir da campanha DIGA NÃO AO IMPOSTO SINDICAL, como forma de conscientizar os trabalhadores da necessidade de autonomia e liberdade sindical. Descontado compulsoriamente dos salários dos trabalhadores uma vez por ano no mês de março, a Contribuição Sindical, nome oficial do imposto, é distribuída pelos diversos níveis de instituições sindicais (confederações, federações e sindicatos).

Para os sindicatos pelegos, aqueles que têm diretorias eternas e muitas mordomias, e poucos associados sob controle da diretoria, o imposto é essencial, pois financia as entidades independentemente da vontade dos associados. Nos sindicatos mais combativos as receitas principais são as mensalidades, obtidas através da livre filiação, e os descontos assistenciais, votados em assembléia para repor despesas de campanhas salariais.

Como os come-dormes do sindicalismo pelego não têm base para sustentar essas entidades, o destino será a falência, permitindo que direções mais combativas tomem os espaços para organizar categorias. Mais detalhes neste link: http://www.cut.org.br/destaques/21649/pelo-fim-do-imposto-sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário