domingo, 27 de junho de 2010

DF : Parque Olhos D'água

Diversas fontes são responsáveis pela formação de riachos que atravessam a área do Parque Olhos D'Água, que fica em Brasília na Asa Norte na altura da quadra 214. Tem uma pista para caminhadas (proibidas bicicletas) de 2km de extensão, e várias trilhas cortam o quadrilátero, em meio à vegetação nativa do cerrado, e onde se encontram bancos ou gramados para contemplação, banhos de sol, etc.



Por ser uma área de mata quase nativa, vizinha a outra da UNB, há pássaros de diversas espécies. Na região próxima ao lago há um alerta para a possibilidade de haver cobras. Na época de seca, que vai de abril a novembro, podem acontecer incêndios espontâneos.
Bem policiado, o parque tem uma área reservada à prática de musculação para a terceira idade, outra para jovens, parque infantil, banheiros e boa conservação. Bem menor que o Parque da Cidade, tem como vantagem a cobertura de sombra na maior parte das trilhas.
A especulação imobiliária tem ocupado as áreas próximas às nascentes, o que preocupa ambientalistas e frequentadores do parque. Recentemente a área das fontes, que é separada do parque por uma avenida, tornou-se área de preservação permanente (APP), mas a luta continua, pela extensão dos limites a toda a entrequadra.



Um comentário:

  1. Ótimo post Branquinho! Parabéns por seu trabalho de divulgar coisas boas! O Parque Olhos D'água é uma conquista da comunidade unida e acredito que ele só tende a melhorar com a ação de todos nós! Eu gosto tanto desse Parque que fiz um video com Drone mostrando a importância dele como contribuinte do Lago Paranoá. Para quem desejar conferir, deixo o link abaixo do vide:
    https://youtu.be/UoyuOu8vjLw

    ResponderExcluir