quinta-feira, 24 de junho de 2010

Etiqueta eletrônica de prateleira


De uns dias para cá a loja do Extra onde faço algumas compras passou a exibir um tipo de etiqueta de preços nas gôndolas que é um dispositivo de LED, que além do preço pode trazer informações sobre promoções e outras, como o preço unitário, que já é obrigatório em vários países. Trata-se do dispositivo ESL ou "eletronic shelf label", que duas empresas já comercializam no Brasil. A partir de um computador central e de uma rede de antenas, os preços das gôndolas podem ser instantaneamente alterados, junto com os existentes no sistema do terminal de caixa e nos leitores de código de barras, acabando com o problema da etiqueta de papel, que poderia ter um preço divergente dos demais.

O sistema elimina a mão-de-obra da troca dos valores, e permite que se façam promoções-relâmpago com mais facilidade. Cada etiqueta custa na base de R$ 18, já considerados os demais custos de equipamentos, softwares, antenas. Tem fixação difícil de ser removida e a bateria pode durar cerca de 4 anos. Pela facilidade do comerciante alterar a qualquer momento o preço, certamente haverá questionamentos dos órgaos de defesa do consumidor pois, a princípio, é possível que o cliente pegue uma mercadoria com um preço marcado na etiqueta eletrônica, e ao chegar ao caixa para pagar o preço já tenha sido alterado. Clique aqui para mais informações.

2 comentários:

  1. Boa Noite Fernando, este etiqueta vende aqui no Brasil ou só importando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, não sei a procedência da etiqueta. Está lá no Extra até hoje. Não tenho informações sobre se estenderam o sistema a outras lojas da rede.

      Excluir