terça-feira, 29 de junho de 2010

Globonews Dossiê : tortura na Argentina

Recomendo o programa Globonews Dossiê sobre a tortura na ditadura argentina, acessível no site
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1602839-17665,00-ARGENTINA+AINDA+TEM+CERCA+DE+MIL+DESAPARECIDOS+POLITICOS.html

Se os juízes do Supremo Tribunal Federal tivessem visto a reportagem sobre a tortura industrial praticada na Escola de Mecanica de la Armada, onde cerca de 5 mil presos que por ali passaram cerca de 200 sobreviveram, não teriam se posicionado a favor da extensão da anistia aos criminosos brasileiros que mataram, mutilaram e destruíram vidas na ditadura militar de 1964.

No campo de concentração argentino os prisioneiros, após a tortura, eram dopados, levados em caminhões para aeronaves que os jogavam, ainda vivos, de grandes altitudes no meio do oceano ou no Rio da Prata. Mulheres grávidas pariam na própria ESMA e eram "descartadas" após o parto, e seus filhos encaminhados para adoção. Oficiais andavam de moto por cima dos corpos dos prisioneiros nos corredores da Escola.

Apesar dos principais responsáveis pela tortura terem sido punidos, ainda há muito a se resgatar da memória para que a história não se repita. Lá e cá, há resistência a ações de direitos humanos no sentido de resgatar a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário