terça-feira, 10 de maio de 2011

EUA : Obama quer conter imigrantes do México

A pretexto de coibir a violência dos cartéis da droga mexicano em território americano, o discurso de hoje de Barack Obama na fronteira mexicana, de endurecer com a imigração, foi mais uma capitulação às idéias dos republicanos. De fato, o que pretende Obama, já em campanha eleitoral, é agradar aos setores conservadores e xenófobos que não aceitam a presença dos latinos, e de tudo fazem para impedir que tenham direitos nos Estados Unidos. Os mesmos que barraram a reforma da saúde proposta por Obama, de extensão de atendimento até aos imigrantes mais pobres, são os que agora o presidente em campanha quer bajular.


Num capítulo vergonhoso e pouco divulgado, os Estados Unidos construíram um imenso muro, que começa dentro do Oceano Pacífico e segue a linha de fronteira com o México, bem mais alto e extenso que o de Berlin, para conter a imigração ilegal. Quando concluído, com 1,1 mil km, ao custo de US$ 6 bilhões, será menor apenas que a Muralha da China. Mais de 3 mil pessoas já morreram tentando entrar em território americano.

Para a direita americana, incluido-se no grupo por oportunismo o presidente Obama, os capitais podem circular livremente, as riquezas mexicanas podem passar por sobre o muro, o povo, de jeito nenhum. Seguindo seu curso à direita desse jeito, Obama conseguirá o incrível feito de ser apoiado até pelo Partido Republicano. Daí a expulsar os mexicanos e demais latinos é um passo.

Um comentário:

  1. AI Branquinho? Continua a fazer política como no século XIX? Condenam tudo o que dá certo: EUA, São Paulo... A América tem mais é que fechar mesmo as portas aos latinos, senão transformam aquilo num imenso Rio de Janeiro e sem ninguém pra trabalhar... qua qua qua

    ResponderExcluir