sábado, 14 de maio de 2011

China : Cidade terá 200 mil pessoas em "arcologias"



Metade dos guindastes (gruas) usados na construção civil do mundo estão em uso hoje na China. No país de 1,3 bilhão de habitantes e com uma economia com escala gigantesca, vendendo ao mundoseus produtos baratos, a capacidade de investimentos estatais associada a capitais privados permite realizações gigantescas. Uma delas é a proposta de uma cidade para 200 mil habitantes com torres de até 100 andares, ocupando um terreno atualmente ocupado por indústrias desativadas e terras improdutivas na província de Jiangsu.

O projeto do escritório australiano de arquitetura CK Designworks terá certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) , contemplando preocupações do governo chinês em mostrar ao mundo sua preocupação ambiental com a construção de prédios "verdes" e soluções de alta eficiência no uso de recursos. O complexo terá indústrias, comércio e residências, com soluções de transporte que praticamente eliminarão o uso de veículos individuais.

A otimização de recursos em unidades urbanas de grande concentração é uma idéia desenvolvida, entre outros, pelo arquiteto visionário italiano Paolo Soleri. Quem já jogou SimCity
2000 algum dia na vida e mudou de fase até o futuro deve ter visto vários prédios integrados, densamente habitados, chamados de "arcologias" (arquitetura + ecologia), originários dessa idéia. A primeira arcologia real foi começada por Soleri no deserto do Arizona (EUA) em 1970, batizada de Arcosanti . Trata-se mais de um protótipo que serve à educação ambiental e à difusão da idéia de sustentabilidade urbana, habitado e visitado por estudantes de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário