quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vaticano de olho no Fluminense

No domingo passado o Papa Bento XVI beatificou seu antecessor, João Paulo II, a partir da narrativa de um milagre que teria curado uma freira francesa que orava pelo ex-Papa. Agora, para a santificação, é necessária a comprovação de um novo milagre.


Como santo de casa não faz milagre, e nunca na história daquele Vaticano um papa beatificou o seu antecessor, já que os processos de canonização levam até séculos, o novo milagre deve ser algo bombástico, bastante público, irrefutável. Além de um ou outro fiel, quem mais apela a João Paulo II por um milagre é a torcida do Fluminense.

Reza a lenda que num jogo na década de 80, numa final entre Fluminense e Vasco, na hora do pênalti decisivo, a torcida tricolor começou a cantar "A bênção, João de Deus", e mesmo com o time luso usando na camisa a Cruz da Ordem de Cristo, o Fluminense venceu. A partir daí, em momentos de sufoco, quase cotidianos, a torcida tricolor apela ao ex-Papa. Vez por outra dá certo o empurrãozinho sagrado, superando a insuficiência terrena da equipe. No ano passado o Fluzão foi campeão brasileiro porque todos os times paulistas resolveram sacanear o Corinthians, e entregaram os jogos para permitir a vitória tricolor. Intervenção divina?

Essa vitória sobre o Vasco não serviu de comprovação de milagre, afinal, o Vasco ser vice de qualquer um é uma coisa trivial, e certamente não houve intervenção miraculosa no episódio. Já o Fluminense ganhar uma Libertadores da América exigiria uma importante contribuição esotérica, já que o Fred F.C. não tem time nem competência para chegar lá. Ainda está recente a paulada que levaram da LDU na final de 2008. Os jogos do Fluzão devem ser televisados para Roma, para análise pelo clero sob aspectos milagrosos.

Alguém por lá disse que o Fluminense ser campeão da Libertadores não seria tão milagroso assim, afinal, até o Vasco já conseguiu isso. Milagre mesmo seria o Vasco vencer o Mengão numa final, quebrando a escrita do "Vice de novo". Um campeonato em cima do Mengão seria realmente incrível, e poderia ser o fato gerador da santificação, desde que a torcida vascaína cante sempre "A bênção, João de Deus" nos seus jogos decisivos.

A idéia foi descartada pelo alto clero, porque a eles interessa a santificação de João Paulo ainda no século XXI, e um milagre desse porte teria que envolver até a Santíssima Trindade, porque a parada é muito dura. Para eles, o milagre do Flu na libertadores pareceu difícil, mas não impossível. Quem sabe não é mais fácil os outros entregarem para o Flu vencer?


Um comentário:

  1. Agora em 2013, o Papa recebeu tanta camisa no Brasil que tem fila de time pra receber bênção. Tá doido!
    hahah

    ResponderExcluir