quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Blog do Branquinho - 5 anos!


Acessos anuais ao Blog (Statcounter)
Neste 1/1/2014 completamos 5 anos de atividade do Blog do Branquinho comemorando o crescimento contínuo. Segundo o Blogspot, tivemos 325.728 acessos até 31/12/13 325.728 , sendo cerca de 145 mil apenas em 2013. O gráfico do aplicativo Statcounter, que tem outros critérios de contagem e aponta menos acessos que o Blogspot (hospedeiro do blog) mostra esse crescimento.

De 14 seguidores diários passamos a uma média de 25. O número de posts (532) de 2013 caiu em relação a 2012 (698). Avaliamos essa queda como concorrência direta do Facebook, onde escrevemos com mais velocidade para cerca de 500 pessoas potenciais leitoras. O número de seguidores deve ter crescido por conta do link de artigos do blog no Face. Outro fator foi o crescimento do conteúdo dos posts, com a criação da seção YOUTROUXA, cuja matéria-prima em geral é obtida no Facebook de natureza mentirosa para enganar e reforçar preconceitos, ódio, etc.
Acessos diários em 2013 (Statcounter)

Tivemos um recorde de 5999 acessos para um único dia, segundo o Statcounter, durante as manifestações de junho. Também tivemos 3 posts com mais de 10 mil acessos:
- Denúncia de farsa do AnonymousBR postando processo incriminando Lula; (16.190 acessos)
- Denúncia de farsa contra a filha da Presidente Dilma como dona de várias empresas; (15.730 acessos)
- Denúncia de farsa sobre cura de câncer por um médico venezuelano. (10.564 acessos)

Analisando os mais visualizados notamos que o Blog, que recebeu uma média de 363 acessos por dia pelo Statcounter (e 897 pelo Blogspot) continua sendo referenciado na destruição de mitos e golpes que circulam na internet. Esse é um resultado positivo crescente, pois as pessoas cada vez mais desconfiam das informações que recebem e buscam saber a verdade. Esse é um papel público importante do Blog, que anima a continuidade. Milhares de pessoas em 2013 encontraram argumentos no Blog para formar opinião contrária a mitos e farsas.

Os problemas do Blog se repetem ano a ano. Novamente em 46 dias de viagem o Blog sofreu forte redução na quantidade de posts, e o material coletado não foi adequada nem tempestivamente exposto. Os melhores retornos do Facebook em termos de debates e comentários desestimularam em parte as postagens, acarretando em gradativa redução de acessos ao longo do segundo semestre.

Ainda por conta do crescimento da importância do Facebook as colaborações diretas ao Blog por leitores foram reduzidas. Em compensação a ampla gama de materiais recebidos no Face trouxeram assuntos que se tornaram posts na maioria dos casos. Caiu muito a colaboração por e-mail.

A linha política do Blog ficou mais acentuada na defesa do legado de Lula e Dilma contra ataques da mídia e da direita em geral. Começamos a receber mais comentários agressivos e ameaçadores, que em alguns casos foram postados para demonstrar o ódio e preconceito que estavam ocultos e graças à Internet passaram a ser explícitos. A moderação dos comentários bloqueou mais de 100 conteúdos ofensivos impublicáveis ou agressivos a terceiros que pudessem ensejar ações por calúnia e difamação.

Mais uma vez agradeço aos colaboradores e apoiadores que fizeram o Blog do Branquinho crescer nestes 5 anos e a todos os leitores que acessaram em busca de informação, e em especial aos que encontraram respostas a questionamentos e repassaram adiante. Vamos ao sexto ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário