quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Curitiba fora da Copa? Pode, Álvaro Dias?

Obras do estádio Arena das Dunas (Natal) em 05-05-13
 Ontem o impoluto senador paranaense Álvaro Dias (PSDB) criticou o governo federal pela possibilidade de Curitiba ficar fora da Copa do Mundo de 2014 por "falta de planejamento" que teria atrasado a obra da Arena da Baixada. Na vistoria recente a FIFA deu um prazo até 28 de fevereiro para que o estádio mostre que ficará pronto até junho, quando começam os jogos. Como a responsabilidade pelas obras é do governo do estado, Álvaro Dias parece criar uma cortina de fumaça para ocultar que o governo do seu partido foi incapaz de cobrar desempenho na obra.

Arena das Dunas (Natal) há 7 meses, inaugurado ontem
Concordo com sua excelência quanto à falta de planejamento na execução da obra, não no macroplanejamento da Copa do Mundo, este de responsabilidade federal. Parece ter faltado empenho local, já que a obra começou no fim de 2011, foi parada por falta de segurança e mesmo assim outras arenas também tardias ficaram prontas, como a Arena das Dunas de Natal, inaugurada ontem.

Fica no ar a questão: como é que o Rio Grande do Norte, estado pobre com muito mais coisas a gastar que estádio, com protestos de servidores e governadora ameaçada de impeachment cumpriu a sua parte no evento Copa, e o riquíssimo estado do Paraná não fez o dever de casa? Pode, Álvaro Dias? Veja no vídeo abaixo como em 2 anos e meio um pobre estado nordestino fez uma obra considerável


Em maio de 2013 passei em frente à obra de Natal e a impressão que passava era de ser descartada porque não iria ficar pronta. Pois ficou. E boa. Por que não Curitiba? Culpa da Dilma? Da FIFA? Ou de correligionários do senador, como o governador Beto Richa, também do PSDB? Não, os tucanos não boicotaram a Copa porque sabem que qualquer bônus político dependerá do seu sucesso, afinal, muito dinheiro foi investido nos estádios e muito foi recebido do governo federal para acessibilidade, portos, aeroportos, etc. O estádio de BH foi o primeiro a ser concluído. E o resultado esperado será a visibilidade das cidades para o turismo e novos grandes eventos. Se não tem Copa, perda total.


O novo estádio do Atlético Paranaense está usando recursos do Governo do Estado do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do próprio clube. De dinheiro federal, nenhum tostão. A única coisa que tem por lá é financiamento do BNDES, que não é doação, vai ser pago por quem tiver tomado os empréstimos.

E se Curitiba ficar fora da Copa? Do ponto de vista da FIFA não há nenhum problema. A Copa só precisa de 8 cidades-sedes. Segundo a FIFA, com 10 sedes já estaria ótimo, pois otimizaria os custos. O que justificou 12 cidades escolhidas? Segundo Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, é porque "o Brasil tem dimensões continentais". Fatos registrados em 2009, quando da escolha das sedes:

"A Fifa prefere menos sedes por uma questão de economia. Cada cidade-sede tem de ter seu próprio centro de imprensa, hotéis oficiais, campos de treinamento, equipe de voluntários, por exemplo. Em um torneio como a Copa, com 64 jogos, dez sedes seria um número bom. O presidente da CBF na época, Ricardo Teixeira, justificou a necessidade de 12 cidades como sede pelo fato de o Brasil ter dimensões continentais."http://www.independente.com.br/player.php?cod=38830 

Também é bom refrescar a memória para o fato que 17 capitais entraram na briga para sediar os jogos da Copa. No Sul, Curitiba concorreu com Porto Alegre (estádio pronto) e Florianópolis (ficou de fora). Não foi o governo federal que impôs que Curitiba fosse sede. O governo estadual e o municipal fizeram lobby para isso, mesmo sabendo que do governo federal não viria um centavo para estádios, mas muito dinheiro para obras que deixam legados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário