sábado, 18 de janeiro de 2014

Rolezinhos : A tragédia da intolerância pode ser pior

Do Facebook
 O que era para ser zoação, brincadeira e ocupação pacífica e democrática de espaços urbanos já trouxe consequências trágicas ao nosso conceito de sociedade como "civilizada" e "moderna". A intolerância invisível saiu do armário de forma surpreendente, o que é positivo, porque se está demonstrando que há muito o que fazer para combater o fascismo arraigado na nossa elite e em parte do povo em geral.

Casos escabrosos de intolerância acontecem todos os dias mas não ganham as manchetes. Bastou os meninos se mexerem que tivemos ciência de coisas repugnantes como:

- adolescente coloca em site de venda de mercadorias "negro africano em bom estado de saúde" como objeto; http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/20/anuncio-vende-negro-africano-em-bom-estado-de-saude-policia-apura.htm

 - condomínio de luxo na Barra da Tijuca (Rio) barra trabalhadores que iam fazer exame admissional numa clínica por "poluição visual e mau cheiro".
http://extra.globo.com/casos-de-policia/condominio-de-luxo-na-barra-acusado-de-discriminar-trabalhadores-poluicao-visual-mau-cheiro-disse-administrador-11313131.html

- explosão de comentários racistas nas redes sociais
 http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/127189/Criminaliza%C3%A7%C3%A3o-de-%E2%80%9Crolezinhos%E2%80%9D-gera-explos%C3%A3o-de-racismo-na-internet.htm

Do Facebook
Se a tragédia da revelação de tamanha intolerância já choca, poderíamos ter visto episódios similares ao da Boate Kiss em shoppings lotados. A imagem ao lado mostra o potencial risco de queda das grades nas escadas e andares diante da pressão exercida por uma grande massa de pessoas se espremendo contra elas, em alturas capazes de provocar letalidades em caso de queda. Graças à boa qualidade da construção as contenções se mostraram resistentes, mas bastaria um tiro ou corre-corre por outra razão para levar tudo abaixo.

Uma perigosa mistura de gestores despreparados com fascistas sem noção e polícia truculenta  poderia ter levado centenas de jovens à morte numa tragédia que escancararia ao mundo como nossa sociedade é mesquinha, cruel e atrasada. O pior é que tudo que os jovens querem é lugar ao sol, andar de cabeça erguida em qualquer lugar e ter o mesmo padrão de vida da elite que os discrimina. Imaginem a violência física e moral se fosse um movimento politizado contra essa minoria nos moldes da luta de classes? O Brasil é o único lugar no mundo onde a ínfima elite chama a imensa massa para a briga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário