terça-feira, 21 de janeiro de 2014

YOUTROUXA 0075 : "CUT faz desconto compulsório em aposentadorias"

A Constituição Federal de 1988 assegura o livre direito de organização, portanto, qualquer cidadão pode se associar a outras pessoas para fins lícitos por sua expressa vontade e, se houver, autorização por escrito de colaboração com valores, que podem ser descontados em folha de pagamento, mediante convênio das entidades com as empresas. Assim é com os Sindicatos e Associações de trabalhadores. Não se desconta nada sem a devida e expressa autorização, que é feita no ato da filiação. Se alguém quiser parar de pagar tem que mandar carta ao Sindicato pedindo desfiliação, pois estar em dia com a contribuição é indispensável à condição de filiado. Não se desfilia sustando o pagamento junto ao banco ou entidade pagadora. Tem que se dirigir à instituição. Por isso não cabe ir ao INSS reclamar do desconto e pedir sustação.

Aí a pessoa se filia ao Sindicato Nacional dos Aposentados, que é filiado à CUT, e reclama quando no seu contra-cheque vem um desconto de 1% para a entidade. E bota a boca no trombone, escrevendo para jornais, etc. A jogada é se filiar para gozar dos direitos e não pagar, coisa comum quando se exige que a pessoa vá à entidade pagar. Quando se faz o convênio, o pagamento implacavelmente virá descontando o salário ou aposentadoria. É assim que funciona, mas tem gente sem caráter que "não entende" que para usufruir da entidade tem que contribuir periodicamente. A entidade está em campanha de filiação para fazer campanha pelo reajuste das aposentadorias acompanhando o do salário mínimo, o que todo mundo quer, mas na hora de ratear os custos é outra coisa.

 E junto a ele vem a canalha que se aproveita do preconceito em relação a sindicatos e ao governo do PT para dizer que é mais roubo, corrupção e diz que isso é ilegal, safadeza, etc. O jornal O GLOBO deu sua contribuição ao caso com a matéria "Contribuição compulsória: aposentados são descontados sem saber e sindicatos faturam milhões", de 21/07/2010 (requentada pelos criminosos caluniadores) , que se baseia em um único caso de erro para generalizar como "conluio do governo com entidades" um desconto errado e como "filiação compulsória".

Meus amigos, minhas amigas, abram os olhos porque 2014 será um campo minado por pegadinhas para fazerem vocês odiarem a política e votar nos "salvadores da pátria" que mentem muito espalhando isso. Segue a nota de esclarecimento da CUT:

NOTA DA CUT


A Central Única dos Trabalhadores – CUT esclarece que o Sindicato Nacional de Trabalhadores/as Aposentados/as e Pensionistas – SINTAPI/CUT-possui um convênio com a Dataprev para desconto da mensalidade do/a aposentado/a e pensionista filiado/a ao Sintapi/CUT, mediante autorização através de ficha assinada. O desconto é efetuado no holerith do benefício do/a aposentado/a e pensionista, discriminando-se o valor e aparecendo como destinatário a CUT. O recurso é destinado integralmente, conforme autorização do/a aposentado/a e pensionista para o Sintapi/CUT.

A CUT alerta que existem mensagens mal intencionadas sobre o desconto circulando na Internet, contendo ataques mentirosos contra a nossa Central.

Portanto, em caso de haver algum tipo de dúvida, solicitamos que o/a companheiro/a entre em contato com o Sintapi/CUT ( sintapicut@uol.com.br tel: 11-2108.9217 ).

E reafirmamos todo nosso empenho pelo fim do fator previdenciário e contra a inclusão da idade mínima como critério para aposentadoria, como também reafirmamos nossa reivindicação da implantação de uma mesa permanente de negociação que efetive uma política de valorização dos benefícios das aposentadorias e pensões.

São Paulo, 13 de julho de 2010.
EXECUTIVA NACIONAL
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário