terça-feira, 15 de abril de 2014

HOAX : Os IPHONES de ouro do casamento da filha do presidente da Nigéria

Esse não é para ostentação de qualquer coxinha
Tem horas que as redes sociais parecem brincadeira de "telefone sem fio": alguém fala algo, verdadeiro ou não, e os demais vão transmitindo com falhas de comunicação, propositais ou não, e ao final temos algo enorme e sem credibilidade. É o caso de "hoax" (mentiras de internet") como o dos IPHONES banhados a ouro comprados pelo presidente da Nigéria.

Tudo parece ter começado com uma matéria do jornal inglês Independent, sobre a empresa Gold & Co, que personaliza celulares através do folheamento a ouro por até 50 mil libras, uns R$ 200 mil cada. Seu mais famoso cliente seria o luxuosíssimo hotel Burj Al Arab, no Dubai, que disponibiliza os telefones aos seus milionários hóspedes. Na matéria falam que o governo da Nigéria teria comprado 53 IPHONE 5S na comemoração dos 53 anos de independência do país.
Matéria do Tecmundo

Daí a alguém pegar o Photoshop e adaptar uma foto para colocar no aparelho os dizeres de "lembrança do casamento" da filha do presidente e espalhar na internet, como o site nigeriano de oposição Sahara Reporters, foi um passo.

No Facebook a versão que chegou ao meu conhecimento foi a do site Tecmundo, que não teve a curiosidade de checar se a matéria seria fake.

Moral da estória: o governo da Nigéria reclamou, a Gold & Co declarou que não vendeu nenhum aparelho ao governo nigeriano, o Independent publicou numa nova versão da matéria as desculpas pela falsa informação:
Desmentido do Sahara Reporters
"In an earlier version of this article, the founder of Gold and Co. claimed the Nigerian Government had ordered 53 gold iPhones. He now informs Independent Online that the order in fact came from an individual in Nigeria. We are happy to make this correction"

O site Sahara Reporters se retratou, conforme mostra a imagem, mas a versão continua circulando pelo mundo causando estragos. E a gente achando que só no Brasil se inventava dessas coisas...

Um comentário:

  1. Massa!! Vejo várias pessoas compartilhando essa informação com aquele peso político mas ai já da pra saber, que não passam de marionetes burras que apenas reproduzem alguma merda que escutou! HUAEHAUEUEHUEA

    ResponderExcluir