quarta-feira, 30 de abril de 2014

YOUTROUXA 0100 : Racismo e falsidade no país dos bananas

Os fatos: o jogador Daniel Alves, do Barcelona e da Seleção Brasileira, hostilizado pela  torcida espanhola do Villarreal, foi bater um escanteio e lhe atiraram uma banana. Dignamente, pegou-a do chão e comeu, para espanto dos autores da hostilidade racista que queria compará-lo a um macaco.

Fonte : Facebook 
Horas depois o seu colega de time Neymar lançava nas redes sociais a hashtag #somostodosmacacos posando segurando uma banana e nas prateleiras chegavam camisetas (R$ 69 cada) com a grife do apresentador Luciano Huck, que também fez pose com sua esposa e uma banana,  com essa mensagem. Esses dois últimos fatos foram articulados pela empresa de propaganda Loducca.

Fonte : Facebook 
A partir daí celebridades no Brasil e no mundo passaram a se expor elogiando a atitude de Daniel Alves e embarcando no "#somostodosmacacos". Até o direitista Reinaldo Azevedo, da VEJA, reconhecido crítico de cotas raciais para negros, publicou artigo favorável à atitude de Daniel.

A presidente Dilma também elogiou a atitude de Daniel Alves , elogiou a atitude de Neymar e criticou o racismo prometendo uma Copa do Mundo anti-racista no Brasil. De repente, parecia que todo o Brasil, finalmente, rechaçava o hediondo racismo.

Essa opinião não é geral. Há outras formas de "bananas" atiradas no cotidiano contra os negros na nossa sociedade racista, que reiteradamente pratica atos de discriminação, como no caso da opinião da professora da UNB e coordenador do Centro de Estudos Afro-brasileiros, Renísia Garcia. 

Em poucas horas apareceram fatos e opiniões que criticaram o  "#somostodosmacacos" , que evoca o processo evolutivo para justificar a inexistência de diferenças entre raças, pois temos um ancestral comum. Bem, o "temos" não vale para os criacionistas das diversas religiões, que negam a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin.

Houve também críticas ao oportunismo de Luciano Huck, faturando em cima do protesto. No perfil atribuído à cantora Gretchen, no Facebook, há uma interessante questão: se contra o racismo há protestos, a homofobia em campo corre solta e ninguém fala nada.

O racismo precisa de um "Basta!", assim como o sexismo, a homofobia, o elitismo e outras formas de discriminação que criam "raças", "pessoas" e "classes" inferiores. O Nazismo bebeu nessas fontes. Há pouco mais de 100 anos negros eram exibidos em zoológicos como "seres inferiores" e cientistas contribuíam com essa tese. Segue um vídeo chocante (em inglês) mostrando a obscenidade da discriminação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário