domingo, 27 de abril de 2014

BRASIL VIRA-LATAS 0023 : "Curta essa notícia estrangeira detonando o Brasil"

À medida que a Copa se aproxima multiplicam-se videos e notícias com origem no exterior mostrando as mazelas do Brasil. Algumas até feitas por brasileiros. Que os gringos tenham motivos para isso é cruel mas razoável. O cobertor da riqueza está curto, e a concorrência capitalista hoje se faz mais destruindo reputações de países (e os próprios países - Iraque, Síria, Ucrânia e Egito que o digam) que apresentando vantagens competitivas. E o "eurocentrismo" é como os coxinhas: não aceita que países pobres evoluam por preconceitos centenários.

Um lixão de direita do Facebook, o perfil TV Revolta, está divulgando com o apoio da viralatice nacional um vídeo "O Brasil na visão dos americanos" fazendo o contraponto da miséria com a Copa do Mundo. E ainda ressaltam que o vídeo nos humilha. A quem, cara pálida? Os problemas existem, as soluções sempre existiram, mas só agora se teve a decisão política de tentar mudar a realidade. Os americanos são grandes causadores de toda essa miséria, aqui e no mundo, ao sugarem grandes riquezas pelas veias do imperialismo. Nunca nos ajudaram. O vídeo quer mesmo é detonar o Brasil como país organizado, capaz de concorrer com eles. E tem gente que não enxerga isso. Eles enxergam, por isso fazem isso para deprimir as pessoas e deixá-las passivas diante da dominação. Aproveitei para postar esse vídeo que poderia se chamar "Os Estados Unidos na visão dos americanos", com a mesma generalização indevida do post dos coxinhas.

Que alguns brasileiros não gostem de Dilma, Lula, PT, trabalhadores, favelados, pobres, nordestinos por ódio ou preconceito  faz parte da vida, democrática ou não. O perigoso é que entre eles estão os que controlam os meios de comunicação, e suas idéias vão assaltando as casas e as mentes das pessoas. Sempre houve oposição política ao governo em prol do bem do Brasil. Hoje uma minoria diz que o Brasil não tem futuro, que o país não presta e a culpa é do povo. Daí talvez a vertente para o fascismo genocida: tem que matar, tem que pendurar no poste, não pode ter direitos humanos, pobre tem que morrer de fome, nada de programas sociais.

A miséria é endêmica no Brasil há séculos. Os portugueses, holandeses e franceses, nos tempos coloniais, e os ingleses e americanos, na fase imperialista do capital, nunca vieram aqui preocupados com o nosso povo, mas em como retirar as riquezas, de preferência com a colaboração dos locais. A preocupação com a pobreza e a miséria acima dos interesses dos exploradores só apareceu em alguns raros momentos, em especial nos últimos 12 anos. Isso é fato, mas nas mentes e bocas dos brasileiros foi incutida idéia disso ser negativo para o país e as pessoas. Soberania e disputa de mercados internacionais também é novidade na nossa história. E os vira-latas também acham isso péssimo. Se isso fosse uma questão de foro íntimo, que vá lá, mas os caras têm a mídia na mão 24 horas dominando tudo, vendendo suas verdades.

Se por aqui tem gente que entuba os gringos nos cutucarem com a nossa realidade, queria ver o que diriam se fizéssemos o contrário: divulgássemos por lá que eles são novos-pobres, que a miséria no seio do grande capital está aumentando, com concentração de renda, aumento de desemprego e corte de benefícios sociais. Os Estados Unidos pagam a mais de 40 milhões de miseráveis um "bolsa-comida". Se um americano perde o emprego vai morar acampado nos bosques ou nas ruas dependendo de caridade, sem médico, enfim, vira um pária. Um americano ver o país em decadência equivale a um paulista levando lata d'água na cabeça por falta d'água: não sabem o que fazer com essa nova situação. Já quem estava na miséria ou na seca e buscou soluções sabe como sobreviver na mudança de cenários.

Selecionei algumas matérias referentes ao G-7, grupo de países mais ricos do mundo, para que os nossos vira-latas expliquem se é melhor ser um novo-pobre com problemas se agravando ou viver num país que está rompendo as fronteiras da miséria e evoluindo. E os gringos têm que sentir vergonha de ver desabar seus impérios de fantasias. Sorte deles que não somos egoístas e exportamos o Bolsa-Família de Nova Iorque à Suíça. .

O G7 DA POBREZA

Estados Unidos - http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,conheca-os-acampamentos-da-miseria-nos-eua-pais-mais-rico-do-mundo,836286,0.htm

Inglaterra - http://jornalggn.com.br/noticia/13-milhoes-vivem-abaixo-da-linha-da-pobreza-na-inglaterra

França - http://www.portugues.rfi.fr/geral/20131107-pobreza-aumenta-na-franca-e-atinge-144-da-populacao-revela-imprensa

Itália - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pobreza-atinge-niveis-recordes-na-italia,1113654,0.htm

Alemanha - https://www.youtube.com/watch?v=30_24u3FkuM

Japão - http://oglobo.globo.com/mundo/surto-de-pobreza-assusta-japao-3039873

Canadá - http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=aa5fb316032860bad4c453c010a2c859&cod=11068

Nenhum comentário:

Postar um comentário