sexta-feira, 4 de abril de 2014

YOUTROUXA 099 : "Petrobrás tem dívida de R$ 270 bi e diretores vão ganhar mais 120%"

Mais uma desonestidade do perfil Fora PT do Facebook, contribuindo para o terrorismo em torno da Petrobrás. Quando estoura a manada da mídia bandida, associada com a oposição e a grana farta dos interesses estrangeiros, todo mundo se acha à vontade para jogar pedras no linchamento.

Para começar os caluniadores do Fora PT deveriam se entender no próprio texto da mensagem: na manchete falam em reajuste de 120%, e em letras miúdas falam em 10% nos honorários de diretoria.

Para quem não entende nada de gestão empresarial, a imagem assusta, afinal, a dívida é maior que o patrimônio. No entanto, toda vez que a Petrobrás vai
ao mercado pedir empréstimos, ninguém nega. Estariam os banqueiros e investidores loucos? Estão fazendo filantropia? Ou alguém está te enganando mesmo?

Quem tem noção do que é empresa, mercado, financiamentos, sabe que a Petrobrás tem condições de pagar os empréstimos. Está investindo pesado desde o governo Lula em prospecção, plataformas (cada uma custa R$ 1,5 bi), navios, refinarias e principalmente desenvolvendo poços no pré-sal. No ano que vem uma boa parte do investimento começa a gerar caixa e virá o alívio da empresa.

Mas não é isso que se pretende com toda essa onda de terrorismo contra a Petrobrás e criminalização do governo. Querem que ela abra mão dos campos que tem direito pelo modelo de partilha adotado para o pré-sal, para favorecer empresas estrangeiras. Querem que ela saia vendendo esses direitos. E como a empresa tem ações na Bolsa de Nova Iorque, os acionistas estrangeiros pressionam para que se aumente o preço dos combustíveis por aqui. Se o governo aumentasse a gasolina isso tudo parava, porque os lucros no próximo balanço aumentariam mais (já são elevadíssimos) e os mesmos que hoje aterrorizam com esse tipo de mensagem seriam os primeiros a atacar o governo com aquela estória de "gasolina mais cara do mundo".

No mais, interessa a esses grupos parar a Petrobrás, porque é a maior indutora de desenvolvimento no Brasil hoje. Os inimigos do Brasil entendem que sabotando a empresa pararão a economia, gerarão desemprego e criarão insatisfação eleitora. São os mesmos que nunca foram punidos no afundamento da plataforma P-36, nem pela tentativa de privatização da empresa (Petrobrax). Não é à toa que o candidato Aécio Neves já fala em mudar o modelo de partilha do pré-sal para o anterior, que era bem mais favorável aos estrangeiros. Traidores e vendilhões não têm moral para criticar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário