Ontem a pesquisa Vox Populi / IG apontou o distanciamento entre Dilma e Serra: Dilma 51% x Serra 39%. Em relação à pesquisa anterior, Dilma subiu 3 pontos e Serra caiu 1 ponto. Em votos válidos, Dilma teria agora 57% e Serra, 43%. É para comemorar? De jeito nenhum: as pesquisas não conseguem apurar os efeitos da devastadora campanha de baixaria, feita boca-a-boca pelos simpatizantes de Serra, como a do aborto, Dilma guerrilheira, etc, que tem como alvo um imenso contingente de eleitores que, sondados, tendem a mentir por medo. E ainda tem o feriadão de finados, com efeitos imprevisíveis de abstenção.
Vi isso na eleição de Collor em 1989. Onde a gente fazia campanha, não tinha nenhum eleitor de Collor, aparentemente. Ninguém queria ser chamado de ignorante, por isso, assumiam até a campanha de Lula, mas votavam Collor. Nos locais de trabalho bancários, a gente perguntava a todo mundo, até por pesquisa, em quem votariam, e Collor não tinha nada. Depois de eleito e feitas as cagadas, aqui e ali a gente via um arrependido confessando que votou nele, mas tinha medo de ser alvo de críticas dos colegas. O melhor a fazer então é considerar que a eleição não está ganha, e partir para cima dos eleitores com argumentação, fatos e dados, sem baixaria.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Esqueça as pesquisas: faça campanha !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário