quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chile : termina o resgate dos mineiros

Vitória da engenharia chilena, que traz conhecimento novo para resgates. A sobrevivência dos trabalhadores teve também o suporte da NASA, gerando informações preciosas para futuras missões espaciais prolongadas. Os políticos chilenos também faturaram em cima do episódio. Só faltou os resgatados terem patrocinadores nos macacões.

Também fica a reflexão sobre esse acidente de trabalho em minas, que geralmente causam muitas mortes. Para sorte dos chilenos, a mina era de cobre, que não produz gases letais nem explosivos. A sorte dos mineiros foi a existência de áreas de contingência em caso de acidente. Passaram 17 dias com muito pouca comida e água, até que os engenheiros acessassem o local com uma sonda, e a partir daí passaram a provê-los com mantimentos e ar. Foram 70 dias de expectativa.

Olhando pela TV as imagens, pensei: quem vai embarcar o último dos socorristas? As imagens mostraram alguém com uma camisa alvinegra fechando cápsula, que vai aguardar um eventual resgate. O último mineiro no fundo do poço era o Atlético Mineiro, que está na zona de rebaixamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário