sábado, 13 de julho de 2013

Brasil Vira-Latas 0014 : 86 deputados aceitam a espionagem norte-americana

O escândalo mundial de bisbilhotagem de e-mails e telefonemas pelo governo "democrático" de Barack Obama, que tomamos conhecimento a partir das denúncias do espião Snowden, está trazendo desdobramentos na forma de inédita quebra de soberania e submissão ao governo dos EUA.

Primeiramente foi a "barreira aérea" montada por Portugal, Espanha, França, Itália para impedir que o avião do presidente boliviano Evo Morales reabastecesse e fosse forçado a pousar na Áustria, onde certamente houve revista do aparelho atrás de Snowden, que se encontrava em Moscou no mesmo aeroporto onde o avião estava estacionado. O mais vergonhoso no episódio foi a Europa dias antes ter repudiado a quebra de soberania pelos EUA e depois se ajoelhar diante da imposição do bloqueio.

O governo brasileiro repudiou a bisbilhotagem, a interceptação e agora quer apurar as denúncias de que uma empresa deu cobertura a espionagem em solo brasileiro sediada em Brasília. Também levou ao Mercosul e levarà à ONU o repúdio e a proposta de medidas para condenar os EUA pelo abuso. Enquanto isso a Câmara dos Deputados votou a seguinte moção de repúdio, mas nem todos os parlamentares acharam ruim a quebra da soberania.

"Nós, parlamentares da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil, MANIFESTAMOS:
O nosso repúdio à espionagem e o monitoramento de bilhões de e-mails, telefonemas e dados de empresas e cidadãos brasileiros, bem como do governo do Brasil, supostamente realizados por agências de inteligência dos Estados Unidos da América, que violam direitos de empresas e cidadãos brasileiros e atentam contra a soberania nacional.

Ao mesmo tempo, externamos o nosso apoio às iniciativas do Estado brasileiro, que pretende levar este grave caso à consideração da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Declaramos, ademais, nossa concordância com as iniciativas destinadas a criar uma agência multilateral, no âmbito do sistema das Nações Unidas, para gerir e regulamentar a rede mundial de computadores, poderoso instrumento de uso compartilhado da humanidade.
Por último, externamos a nossa apreensão com a segurança do cidadão norte-americano Edward Snowden, que está refugiado, há dias, no aeroporto de Moscou."

Segue a lista dos 86 deputados vira-latas que não repudiaram, ou seja, aceitaram que os Estados Unidos nos grampeassem, numa boa.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/os-86-deputados-que-nao-repudiaram-a-espionagem-dos-eua-contra-o-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário