domingo, 28 de julho de 2013

VIAGEM : Cachoeiras de Visconde de Mauá (RJ)

Cachoeira do Escorrega
Visconde de Mauá é um lugar disputado. O vilarejo fica no município fluminense de Resende. A principal área comercial - Maringá - divide-se entre os municípios de Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG), separada apenas por uma ponte de pedestres. As cachoeiras mais próximas também são divididas: Escorrega, Poço de Maromba e Véu da Noiva estão em Itatiaia, e Santa Clara está do lado mineiro. O Rio Preto, que domina Visconde de Mauá, é a divisa interestadual Nasce o Pico das Agulhas Negras, que fica no Parque Nacional de Itatiaia. Perde-se a conta de quantas vezes se vai a Minas ou Rio passeando por Mauá, à medida que se cruza as pontes.

Cachoeira Véu da Noiva
Poço de Maromba
A cachoeira do Escorrega fica no final da estrada de Visconde de Mauá, passando-se por Maringá e Maromba. É o melhor lugar para a aventura de escorregar pela pedra molhada pela correnteza do Rio Preto e cair num poço razoavelmente fundo, o suficiente para não se bater no fundo. A estrada é estreita, as opções para estacionar são poucas, e há um estacionamento pago a R$ 5. No local há um restaurante de preços extorsivos. Uma simples cerveja de 600 ml da marca Serra Gelada, fabricada em Mauá, é oferecida por R$ 18,00.
Cachoeira de Santa Clara

Voltando à estrada principal e andando mais 1 km chega-se ao Poço de Maromba, com uma pequena cachoeira e um grande lago. Difícil de parar carro. Muito bonito. Voltando no sentido Maringá dobra-se à direita depois de andar por 1 km e em seguida chegamos à entrada da Cachoeira Véu da Noiva. A mais bonita das quatro visitadas hoje.


Depois de passar pelo centro de Maromba, lugar que já foi point hippie nos anos 70, pega-se uma ponte à esquerda para a Cachoeira de Santa Clara, que não é das melhores para se tomar banho mas é muito diferente. Um km adiante fica a fazenda de criação de trutas, muito interessante.

Para completar o dia a recomendação é comer as trutas criadas na região. Há bons restaurantes em Visconde de Mauá. Num deles há a "casquinha de truta", comida criada na região, excelente.


Um comentário:

  1. Este é , provavelmente, um dos lugares mais bonitos nas Regiões Sul/Sudeste, e tambem acho que não perde para Bonito/MS. Vale a pena conhecer, principalmente nesta estação. Há muitas opcões de hospedagem e gastronomica. Pessoalmente indicaria alguns bons, mas nao quero fazer propaganda.

    ResponderExcluir