domingo, 14 de julho de 2013

FANOAPÁ 0039 : Empresa dizer que "nordestino é incompetente, irresponsável e preguiçoso"

Nesses tempos de redes sociais a coisa mais difícil de se encontrar é a verdade. Qualquer um joga uma calúnia sobre uma pessoa, empresa ou governo sem qualquer preocupação com o estrago que isso faz reproduzido por gente preconceituosa ou sem noção. Recebi no Facebook uma denúncia sobre uma empresa de internet que, ao receber uma queixa pelo Reclame Aqui, teria respondido com graves ofensas aos trabalhadores nordestinos, expressando preconceito regionalista.

Pior: quem se acha mais responsável e competente por "não ser de lá", do Nordeste, não conhece muito da língua portuguesa. Além de sem-noção preconceituoso, também mostrou não saber se comunicar no nosso idioma. Questionado pelo cliente sobre o preconceito numa resposta anterior, respondeu: "Não so retirarei, como reafirmo, a falta de comprometimento, a falta de irresponsabilidade do nordestino." Segue uma vergonhosa parte do texto da conversa, que pode ser vista na íntegra neste link.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta da EmpresaQuinta-feira, 11 de Julho de 2013 - 11:23

Pois é, infelizmente esta localidade estamos com sérios problemas, com pessoal mesmo, parece cultura do pessoal ai, ser irresponsável, sem comprometimento e irresponsaveis. Quando comparado as demais regiões do país, temos sérios problemas no nordeste, o nordestino tem isto mesmo, de não gostar de trabalhar, de não ter responsabilidade, de ser o que são, irresponsáveis, preguiçosos, eles não respeitam nem os conterrâneos deles, pois, se respeitasse não teríamos tantas reclamaçoes. Encaminhei para o responsável para tentar solucionar. Mas a providencia mais sensata a MinasMais esta tomando, que é mandar GENTE daqui do sul e sudeste para trabalhar ai, pois ai, meu caro cliente, ai não se arranja GENTE que preste para trabalhar.
Grato
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como as respostas da empresa vão além da categoria FANOAPÁ - Falta de Noção que Assola o País - resolvemos fazer o básico, ou seja, buscar no site da empresa algum desmentido para o caso, sem sucesso. Segundo o site, a empresa Minas Mais Telecomunicações, provedora de internet, se auto-avalia no seu "sobre nós" como  "uma empresa dinâmica, ética, futurista empenhada no desenvolvimento da telecomunicação que prioriza seus clientes atendendo-os com carinho eficiência e hombridade. "

Já o Reclame Aqui é um site que se propõe a receber queixas de consumidores e repassá-las aos SAC - Serviços de Atendimento ao Consumidor - das empresas onde existirem. No FAQ do seu site encontramos explicação para o funcionamento do serviço, que exige cadastro do denunciante (que pode ser facilmente preenchido com informações falsas ou de terceiros):
"O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o cadastro no site.
Sem qualquer custo a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente Cadastrado no Reclame Aqui.
As empresas poderão responder a qualquer momento, publicando assim a resposta à reclamação do cidadão, bastando apenas estarem cadastradas no site (totalmente GRATUITO) "

Como a denúncia foi feita em 21/6, circula na internet em vários sites e em redes sociais com milhares de compartilhamentos, no mínimo a empresa está pisando na bola por ter colocado um funcionário desqualificado na sensível área de atendimento a clientes, passível de demissão por justa causa, que fala até ser o seu pensamento o mesmo da diretoria. Segundo porque não veio a público reafirmar seus valores e condenar qualquer tipo de discriminação. Em terceiro, porque não resolveu os problemas reincidentes dos seus serviços.

Acima de tudo, a empresa tem que fazer autocrítica do seu ambiente, a partir dos cargos mais altos, há permissividade na difusão e aceitação de preconceitos e adotar medidas para que o que se escreve na declaração de valores não seja apenas um texto bonito para cliente ver. Cliente é a razão de ser de qualquer organização, por isso o respeito tem que ser intrínseco à atividade de todos.

ALERTA: A quem for comentar, lembro que não publico xingamentos nem apologia ao preconceito. Infelizmente tem muita gente que concorda com as respostas do tal funcionário, em geral os que se referem a um ex-presidente nordestino como "apedeuta, analfabeto, bêbado e ladrão".



Nenhum comentário:

Postar um comentário