terça-feira, 9 de julho de 2013

YOUTROUXA 0031 : Você pode fazer seu computador "zumbi" de hackers ou bisbilhoteiros

Na última sexta-feira a Caixa e o Bradesco ficaram com seus sistemas de atendimento eletrônico fora do ar por horas. Pode ser coincidência, mas o fato é que o ataque por hackers do tipo DDoS -(distributed denial of service) negação de serviço - estão acontecendo com mais frequência, e podem ter tido sucesso. E você com isso? Problema dos bancos e dos hackers, certo? E você, o que tem a ver com isso?

Pode ter tudo a ver. Ataques  do tipo DDoS não entram nos sistemas-alvos, simplesmente os tiram do ar por sobrecarga de acessos. Através de vírus que os trouxas abrem e até mesmo de orientações recebidas por "anônimos" nas últimas manifestações, do tipo "deixe seu roteador aberto", seu computador pode ter sido escravizado por máquinas dos hackers, ou seja, virou um zumbi que roda um programa que não tem nenhum efeito até que o "mestre" dê a ordem de ataque a algum sistema ou qualquer outra coisa, já que controla sua máquina remotamente.  Recentemente foi descoberto que até celulares com sistema operacional Android podem ser escravizados por um programa malware tanto para DDoS como para passar spams em SMS.

Controlando milhares de computadores os hackers simulam acessos em grande quantidade simultaneamente. Cada sistema tem certa capacidade de atendimento. Bancos, por exemplo, operam um grande número de transações simultâneas, milhares ao mesmo tempo. Se o hacker ocupa todos os canais de acesso com falsos clientes, os usuários de verdade encontram lentidão ou negação de acesso.

Para que fazem isso? As finalidades vão da ciberguerra, ou seja, terrorismo virtual contra governos e empresas em busca de paralisá-los e até mesmo chantageá-los, para espalhar spams para golpes com instalação de vírus para roubos de senhas ou simples diversão de gente que não tem mais o que fazer e se diverte publicando em sites de semelhantes os seus "feitos".

Abra o olho, meu amigo, minha amiga. Computadores e celulares são máquinas formidáveis, mas a falha de instalar vírus e colaborar com ações criminosas involuntariamente é dos usuários. Não saia clicando tudo que vê por curiosidade. Nem aceite orientações de estranhos, em especial quando se dizem "guerreiros virtuais". Você e seu equipamento podem fazer parte da legião de "walking dead" virtuais e usados para fins criminosos.

E como tirar o vírus? O grande problema hoje, quando o Big Brother Obama tudo bisbilhota, é saber se esse tipo de medicação também não abre sua máquina a outros tipos de monitoramento externo por empresas e governos. Há antivirus no mercado que detectam e tiram esses programas. A questão é saber se ao usá-los você também não está instalando outros programas que podem abrir sua máquina à bisbilhotagem. Tá dominado, tá tudo dominado, já dizia profeticamente o funk carioca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário