sexta-feira, 12 de junho de 2009

Caruaru (PE) : a arte figurativa do Alto do Moura







Alto do Moura é um bairro que fica a 7 km do centro de Caruarú, no maciço da Borborema, em Pernambuco. Logo na entrada um portal diz que se trata do "maior centro de arte figurativa do mundo". Não se trata de grandiloquência de Caruaru, que diz fazer as maiores comidas do mundo, por exemplo. Lá estão mais de 1.000 artesãos distribuídos em dezenas de casas com ateliês, representando de tudo. A principal atração é a casa-museu de Mestre Vitalino, mas há muito mais. Uma das fotos mostra os instrumentos simples usados para o artesanato.


Diferentes estilos estão presentes nos trabalhos, como os de Mestre Galdino, que são exibidos numa Casa de Cultura específica, situada no outro extremo do povoado. Esculpiu em barro diversos seres que poderiam servir de inspiração a seres extraterrestres em filmes de ficção. Ele era pedreiro de obras quando viu os artistas de Caruaru vendendo suas peças na feira, e resolveu fazer esculturas como forma de complementar sua renda. Criou um estilo próprio, estranho, que ele mesmo chamava de "catrevage", palavra que no nordeste quer dizer algo como entulho, restos, uma coisa mais estranha que feia.
Em frente ao Museu de Mestre Vitalino fica o ateliê do ceramista Luiz Galdino, que tem na representação de mulheres (namoradeiras, estátuas) a tônica mais comercial da sua obra. Foge aos padrões rústicos dos demais artistas, que fazem peças normalmente pequenas, com pouco acabamento. Suas criações recebem pinturas de outros artistas, e atingem valores mais elevados.







Um comentário:

  1. jah fui ao alto do moura e gostei muito de saber a histório do mestre vitalino.um lugar perfeito para um passeiu.

    ResponderExcluir