quarta-feira, 24 de junho de 2009

MP da Grilagem : Pressão para Lula vetar itens

Lula tem até amanhã (quinta) prazo para assinar a Medida Provisória que irá privatizar 67 milhões de hectares da Amazônia. Originalmente concebida para regularizar as terras de pequenos agricultores, foi manipulada pelos interesses do agronegócio para expandir os benefícios para empresas e pessoas que não moram nas propriedades. A pressão popular terá um papel importante na tomada de decisão do Lula que ainda não decidiu o que vetar, portanto ainda há chances de convencê−lo a vetar as partes mais perigosas.

Diversas manifestações foram feitas pelo país e no exterior pedindo o veto aos itens que os ruralistas colocaram de contrabando no projeto original. Uma delas está no link a seguir, para enviar uma mensagem padronizada à Presidência da República. O teor da mensagem é:

"Prezado Presidente Lula,
Eu estou escrevendo para expressar a minha preocupação com a Medida Provisória 458. A MP 458 deve regularizar as terras de pequenos agricultores e não de empresas privadas ou pessoas que não moram na propriedade. Além do mais, o tempo mínimo para venda das propriedades de todos os tamanhos deve ser 10 anos, para assim se evitar a especulação comercial na região. É sensato beneficiar pequenos agricultores que irão trabalhar com o governo para proteger a floresta, mas certamente não especuladores e empresas que não tem compromisso nenhum com a preservação da Amazônia.
Eu gostaria de pedir portanto que vossa excelência:
1. Vete os incisos II e IV do artigo 2º que permite a “ocupação e exploração indireta”
2. Vete artigo 7º que permite título às empresas privadas
3. Mantenha o prazo para venda de terras regulamentadas em 10 anos para todos os tamanhos de propriedades
Nos próximos dois dias você terá a oportunidade de tomar uma decisão que irá afetar as futuras gerações, não somente do nosso país, como do mundo todo. Esperamos que vossa excelência cumpra as expectativas do povo brasileiro, mostrando o seu compromisso com o bem do qual mais temos orgulho – a floresta Amazônica.
Por favor, faça a escolha certa e vete os pontos acima.
Atenciosamente,"

Clique no link para ver essa mensagem e coloque os dados pedidos. Essa movimentação já conseguiu até agora quase 7 mil assinaturas. Vale a pena.

http://www.avaaz.org/po/lula_prazo_final/98.php/?cl_taf_sign=927d7e75a9f5794be03105919687d03e

Nenhum comentário:

Postar um comentário