sexta-feira, 12 de junho de 2009

ONU x Coreia do Norte : jogo perigoso

Resolução unânime do Conselho de Segurança da ONU valida a iniciativa da Coreia do Sul no sentido de inspecionar os navios da Coreia do Norte, em busca de armas, que foi o estopim para a recente onda de demonstrações de força e ameaças de Kim Jong Il (mísseis, teste nuclear). Também restringiram mais a venda de armas ao regime norte-coreano.

Desta vez, China e Rússia não se opuseram às sanções da ONU, deixando muito claro para o ditador da Coreia do Norte que ninguém quer chantagens envolvendo armas nucleares, em especial sendo vizinhos. Uma experiência atômica mal-sucedida ou um ataque nuclear à Coreia do Sul ou ao Japão liberará nuvens de material radioativo que poderão comprometer os territórios dos demais vizinhos, com reflexos incalculáveis para a saúde da densa população e até para a economia global, já que nessa região concentra-se boa parte da produção mundial de bens.

Ficam para os próximos dias os desdobramentos da chantagem com as duas jornalistas americanas (jornalistas mesmo?) que foram presas e condenadas pela Coreia do Norte a 12 anos de trabalhos forçados por invadirem o seu território, e se a ditadura nada comunista de Kim Jong Il continuará a jogar perigosamente mais lenha nessa fogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário