terça-feira, 23 de junho de 2009

Gripe suína : na iminência de um morto

O morto, no caso, não é do jogo de buraco. O Brasil ultrapassou os 300 casos de gripe suína sem óbitos. A Argentína já tem 10! E a nossa classe média, aproveitando a miséria que está por lá com a moeda deles valendo a metade da nossa, foi no feriado de Corpus Christi e voltou trazendo muita contaminação. Os casos se multiplicaram.

Até aqui, a doença não causou maior estardalhaço. Ninguém está batendo no governo, por não ter prevenção, etc e tal. Mas, como a estatística é algo que funciona, em algum momento algum contaminado será requisitado pela morte. E tudo mudará: faltam hospitais, faltam políticas de saúde, o governo não faz nada, e por aí vai.

Hoje o Ministério da Saúde recomendou: visitar a Argentina e o Chile pode ser fatal à saúde. Já tem cidade na fronteira do Rio Grande do Sul em estado de emergência, e escolas em São Paulo antecipando férias porque seus alunos importaram o vírus. Um andar inteiro do prédio da Vale foi mandado para casa, porque apareceram casos da gripe. Todo cuidado é pouco, para não se virar estatística nem ficar negativamente famoso.

Um comentário:

  1. Gostaríamos de esclarecer que o Ministério da Saúde está preparado para enfrentar a Influenza A (H1N1). Há estrutura na área da saúde capaz de oferecer atendimento e assistência aos pacientes diagnosticados com a doença no país. São 54 hospitais com cerca de 830 leitos. A instituição possui 12 mil tratamentos para pronto consumo e matéria-prima para produzir mais nove milhões. Caso seja necessário, novas medidas serão adotadas.

    O e-mail fernanda.rocha@saude.gov.br está à disposição para mais informações.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir