quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Caminhoneiros : Governo ganha tempo e greve é suspensa

Ontem, após 6 horas de negociações, governo e representante de  caminhoneiros, de concreto, acertaram o fim da paralisação que já dura 7 dias, e a criação de um grupo de trabalho para formular propostas em 30 dias para resolver as pendências entre as partes. No cerne do problema está o sistema eletrônico de fretes, que deu transparência ao setor e inibiu a sonegação fortíssima por parte dos empresários de transportes. Acessoriamente, há problemas no cumprimento da lei da jornada de trabalho, que é usada pela mídia como reivindicação principal para justificar o movimento, encobrindo os interesses do lobby das transportadoras.

Essa greve, com características de protesto patronal (locaute), serviu de munição para especuladores de alimentos, para a mídia ideológica pregar contra greves de qualquer tipo (vi um comentarista na TV falando até em botar o exército para liberar estradas) e, claro, tacar a culpa na passividade do governo, que já dá o mau exemplo ao fazer vista grossa a quase três meses de greve de professores.

Em toda greve a mídia mostra patrões revoltados falando de prejuízos, punições aos grevistas e coisas do gênero. Nesta, estranhamente, não vi nada disso. Mercadorias estragando e ninguém reclamando. Trabalhadores reclamando de direitos trabalhistas mais avançados. Até onde vai a falta de crítica das pessoas diante de tanta manipulação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário