quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Paraguai : Represália energética contra isolamento

Depois do golpe que derrubou o presidente eleito Lugo e colocou no poder um governo que não é reconhecido pelo Mercosul, agora vem o governo paraguaio ameaçar o Brasil e a Argentina com a suspensão da venda do excedente energético de hidrelétricas em suas fronteiras com ambos os países. No caso de Itaipu, cada país tem direito a 50%, e o Brasil compra o excedente que o Paraguai não usar, conforme contrato.

Frederico Franco, o usurpador paraguaio, diz que vai usar toda a parte paraguaia para incentivar o desenvolvimento do seu país, atraindo mais indústrias para a energia barata. Em 2009, o então presidente Lugo conseguiu que o Brasil revisse os valores do contrato. Se não usar a energia, o Paraguai, por contrato, terá que pagar à Itaipu Binacional pelo desperdício.

Segundo o governo, não haverá solavanco se resolverem boicotar a venda ao Brasil. A oposição, que sempre se coloca ao lado de qualquer estrangeiro contra o governo brasileiro, acha que o Brasil tem que recuar nas medidas que tomou junto com os demais países do Mercosul contra o golpe paraguaio. O fato é que a medida é política, e contribuirá para isolar mais o Paraguai. O rato ruge. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário