quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Shanghai : Incrível piscina suspensa com fundo de vidro

Fotos de Holiday Inn Shanghai Pudong Kangqiao, Xangai
Essa foto de Holiday Inn Shanghai Pudong Kangqiao é cortesia do TripAdvisor
Construir coisas em balanço não é nenhuma novidade na engenharia. Aí estão as corriqueiras varandas, suspensas no ar, presas apenas por uma borda à estruturas principais, projetando-se para fora das construções.

Fotos de Holiday Inn Shanghai Pudong Kangqiao, Xangai
Foto : Cortesia do Trip Advisor
Construir piscinas também não tem mistério. Fazer uma piscina em balanço, no 24° andar de um prédio, com fundo de vidro requer o uso da boa técnica com a  genialidade do projeto de um arquiteto como Chan Sau Yan, nascido na Malásia, formado na Inglaterra e radicado em Singapura. Nos seus 71 anos de idade e quase 50 de arquitetura, Sonny, como é conhecido, tem uma extensa lista de projetos inovadores.

Fotos de Holiday Inn Shanghai Pudong Kangqiao, Xangai
Foto : Cortesia do Trip Advisor
As fotos são cortesia do Trip Advisor e mostram como deve ser arrepiante nadar olhando para o fundo da piscina tendo a sensação de voar acima da rua, das casas, etc. Há alguns anos conheci a CN Tower, em Toronto, uma das torres mais altas do mundo, onde tem uma área do piso em vidro onde a pessoa fica a mais de 300 m do solo, com a sensação de estar solta no ar. A princípio a gente olha a espessura do vidro, a robustez da estrutura que o sustenta e pensa que é tranquilo dar o primeiro passo no vidro, mas trava. Bota um pé, joga um pouco do peso, depois arrasta o outro e, quando vê, está lá, posando para foto. No Rio de Janeiro tem um piso de vidro no Shopping Leblon, e se observa que boa parte das pessoas desvia para não passar nele, mesmo com o pé-direito do andar de baixo de uns 6 m. Na piscina deve ser a mesma coisa.

Essa piscina fica no hotel Holiday Inn Pudong Kangqiao, em Shanghai, na China, a terceira maior cidade do país, com 12 milhões de habitantes. Para usá-la, tem que ser hóspede no hotel. A diária começa em R$ 189. Para quem quiser ver mais piscinas fantásticas vão a seguir algumas dicas de links:
http://pinterest.com/designconnected/pools/
http://pinterest.com/vicentegreus/cool-pools-piscinas-chachis/
http://www.theatlantic.com/health/archive/2012/08/pools-in-the-sky-a-world-tour/260978/
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2010/07/resort-tem-piscina-com-borda-infinita.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário