domingo, 19 de agosto de 2012

Facebook : Ações desabam à metade do preço

Vi a notícia da queda à metade, em poucos meses, das ações do Facebook, lançadas na bolsa Nasdaq a US$ 38 e valendo agora US$ 19, e parei para pensar: como é que se avaliou esse patrimônio para chegar ao valor de lançamento das ações? Como foi que se chegou ao valor de US$ 104 bi, avaliado no momento da oferta pública inicial (IPO) na Nasdaq?

Muita gente parece ter ido na empolgação e agora tem uma ação desvalorizada. Só restará agora torcer para que os futuros lucros a serem distribuídos remunerem atrativamente o capital inicial de US$ 38 por ação. A alternativa será assumir o prejuízo e vender as ações. A ganância num caso como esse beira a insanidade: as novidades na área de tecnologia da informação duram muito pouco. Ontem era o Internet Explorar em todas as máquinas, hoje é o Google Chrome. O Android em pouco tempo está desbancando sistemas operacionais anteriormente líderes de celulares. Quanto tempo teremos até que uma nova rede social desbanque o Facebook?

Uma empresa pode valer mais ou menos que seus bens tangíveis. Uma indústria que apresente uma boa rentabilidade sobre os custos da sua produção deverá valer mais que outra idêntica, cuja gestão não dê tão bons resultados. O maquinário, mobiliário, prédios, terrenos e estoques, avaliados independentemente dos resultados, não será a avaliação mais correta. Tem que ser feita também a avaliação do valor econômico.

Uma empresa virtual tem de tangíveis os imóveis, veículos, equipamentos (rapidamente em obsolescência) e outras coisas que não correspondem ao faturamento nem à rentabilidade. Um gênio de informática, da garagem da casa da sua mãe, inventa um aplicativo que pode lhe render bilhões, com investimento desprezível diante do resultado. A avaliação da empresa não será feita pelos seus ativos, mas pela rentabilidade dos seus serviços.

O capitalista comprará uma cota que, em tese, deverá ser remunerada pela rentabilidade prometida com base numa avaliação onde o potencial, marcas, patentes, clientes, tudo deverá ser levado em conta, com grandes possibilidade de oscilações, afinal, o produto ou serviço é novo e não há dados de mercado para permitir comparações. Foi por essas e outras que o mercado amargou há alguns anos o chamado estouro da bolha da internet. Se o IPO foi feito em cima de valores irreais é a grande questão no momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário