sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Herrar é umano 0019 : Backups de dados em meios interligados

Tem gente que acredita piamente que é mais seguro deixar todos os dados em nuvem (servidores remotos, ou seja, fora dos computadores) que nos HDs de casa, do notebook, etc. A coisa faz sentido, afinal, a casa pode pegar fogo, podem roubar o computador, pode dar pau na rede elétrica e queimar o HD, pode haver algum acidente, etc. Além do mais, com os dados "na nuvem" a pessoa acessa de qualquer lugar. Se a pessoa deixa os dados, por exemplo, no iCloud e faz backup no Mac Book, fica relativamente tranquilo. Até a hora que descobre que por uma mesma porta os hackers entram e detonam tudo.

O problema é como o relatado pela revista Wired com um cara que vi na TV quase chorando. E não era um nerd qualquer, era gente da área, esperto, e cometeu falhas que permitiram, de uma só vez, que deletassem todos os seus e-mails, toda a sua memória no iPAD, do iPhone, iCloud e Mac Book. De bônus, ainda hackearam a conta dele no Twitter e a usaram para mandar mensagens de cunho homofóbico e racista.

Perda total. O prejudicado diz que tudo isso foi possível porque houve falhas de segurança na Amazon e na Apple. É por essas e outras que gravo periodicamente em mídias físicas os dados mais importantes, copio e deixo em lugares diferentes. Vai que...

http://www.wired.com/gadgetlab/2012/08/apple-amazon-mat-honan-hacking/

Nenhum comentário:

Postar um comentário