terça-feira, 21 de agosto de 2012

China : Era do custo baixo está chegando ao fim?

Interessante artigo do Diário do Povo Online, órgão do Partido Comunista Chinês, fala do abandono da China como preferência para grandes empresas colocarem suas fábricas por causa do aumento do preço da mão-de-obra e outros custos. O Sudeste Asiático e a India seriam os concorrentes diretos, oferecendo mais vantagens.

Segundo a matéria, o que parecia ser uma fonte infinita de trabalho barato, com a migração de trabalhadores das zonas rurais para as cidades, parece estar se esgotando. O custo das terras urbanas também está aumentando muito. Os recursos hídricos também. Segundo a matéria, a China não deixará de ter a liderança na indústria de transformação, mas seu status perderá força para os concorrentes.

O bônus demográfico, que permitiu a atração de investimentos e tecnologia estrangeiros, gradualmente está se transformando em déficit. O aumento dos gastos sociais também é visto como redutor da taxa de crescimento potencial da economia.


A matéria tem duas partes. Seguem os links em inglês.

Parte 1 : http://english.people.com.cn/90778/7915056.html
Parte 2 : http://english.people.com.cn/102774/7915127.html


As empresas tinham altos retornos investindo na China, onde obtinham enormes quantidades de mais-valia para os capitais. À medida que os custos crescem, que os trabalhadores conquistam melhorias salariais, algumas conhecidas empresas sanguessugas já saem do país buscando condições de exploração mais próximas da escravidão. Antes de saírem, as empresas apertam mais os trabalhadores, gerando protestos como no ano passado na Foxconn, que fabrica produtos para a Apple. Nos últimos dias a crise é nas fábricas da Motorola, onde houve demissões de 20% dos trabalhadores. Vide a primeira parte da matéria reproduzida abaixo. No site tem mais duas partes.
http://english.peopledaily.com.cn/90778/7915242.html

Motorola layoffs spark protest

(China Daily)

10:47, August 18, 2012   

Staff members of Motorola Mobility Holdings Inc in Beijing protest in front of the company's office building on Friday demanding "consultation on an equal footing". (Photo from China Daily)
Motorola Mobility Holdings Inc employees in Nanjing and Beijing have protested againstthe decision by its owner Google Inc on Monday to reduce the workforce by 20 percent.

Googlewhich took charge of the cellphone manufacturer last year for $12.5 billion,announced on Monday it will slash 4,000 jobs globally.

On Thursdayabout 100 staff from its Nanjing centerwaved banners outside thebuilding to protest against Google's "illegal layoffs", pledging to fight any cutbacks atthe site.

The next daymore than 200 employees holding similar banners gathered in front ofMotorola's Beijing office to protest against the company's downsizing plans.

A staff member from Motorola's Nanjing Software Centerwho asked to remainanonymoussaid that official layoff notices and details of compensation packages areexpected to be released on Monday or Tuesday.











Nenhum comentário:

Postar um comentário