quinta-feira, 25 de abril de 2013

Brasil Vira-Latas 005 - "Temos que seguir a política de austeridade dos outros países"

A notícia do dia é o aumento da taxa de desemprego na Espanha, que atingiu insuportáveis 27%. Entre os jovens abaixo dos 25 anos o índice é de 57%! Para os defensores do receituário neoliberal é uma notícia péssima, porque mostra que o remédio pode estar matando o doente. Demitiram muito, cortaram gastos públicos, baixaram salários e aposentadorias, privatizaram, e nada adiantou muito. Hoje também os números de emprego da França foram ruins. Na União Européia a média é de 10,8%. Na Grécia mais de 55% dos jovens não conseguem trabalho.

Enquanto isso, no Brasil do pibinho e da inflação, o nível de emprego atingiu em março a melhor marca da série histórica para o mês: apenas 5,7 % dos trabalhadores estão desempregados. Isso porque certamente estamos errando muito, segundo os iluminados da mídia e seus "analistas" domesticados.

Quando a crise de 2008 solapou o capitalismo nos países mais avançados, ganhou quem tinha foco em desenvolver mercados internos e políticas desenvolvimentistas com intervenção estatal. Quem navegava nas águas do liberalismo afundou. Lula deixou essa turma ainda mais desesperada quando sentenciou que para o Brasil essa crise seria uma "marolinha". A direita fez a festa e a imprensa bandida espalhou o terror e o desespero, apostando no enterro da economia. Quebraram a cara, o Brasil deu exemplo a todo o mundo enquanto o tsunami afogava todos os que seguiram a receita errada.

Recordar é viver: http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw

E os vira-latas complexados uivam: "povo deprimido será sempre oprimido". Não estão gostando? Vão morar num carro nos Estados Unidos ou nas ruas da Espanha. Eles não são sempre melhores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário